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Declaração do imposto de renda: como fazer?

Quer saber como fazer a declaração do imposto de Renda em 2022? Então, você está no lugar certo. Clique e confira!
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Nos primeiros meses do ano boa parte dos brasileiros possuem responsabilidades que são impossíveis de fugir.  A mais famosa delas é sem dúvida, a prestação de contas ao governo através da declaração do imposto de renda. No entanto, quando chega o período de realizar tal tarefa muitas pessoas tem mil e uma dúvidas sobre o tema.

Por isso, abaixo você encontrará algumas informações para esclarecer suas dúvidas e te auxiliar no preenchimento da declaração. Confira!

O que é preciso declarar?

Praticamente tudo. Ou seja, todas as suas despesas e ganhos. Isso inclui o seu salário anual, carro, casa, a escola dos seus filhos, caso seja ensino particular, faculdade, plano de saúde e até mesmo o dinheiro guardado na sua poupança.

Quem deve declarar?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes por isso, para simplificar você verá abaixo uma lista das situações e grupos que precisam fazer a declaração.

Renda: Se você recebeu, por exemplo, um salário anual superior a R$ 28.559,70 ou, o rendimento dos seus investimentos anuais foi superior a R$ 40.000,00.

Atividade rural: Teve uma renda bruta maior que R$ 142.798,50.

Ganho de capital e operações em bolsa de valores: se, em qualquer mês do ano em questão tiver ganhado capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizado operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Bens e direitos: Teve a posse ou a propriedade, até o último dia do ano, de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.

Condição de residente no Brasil: passou à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição se encontrava até o último dia do ano anterior.

Como fazer a declaração?

Passo 1 – Separe os documentos necessários

Antes de tudo é preciso ter alguns documentos em mãos para facilitar o processo de preenchimento. Serão necessárias  as Informações sobre o contribuinte e seus dependentes, como por exemplo:

1. Endereço atualizado;

2. Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;

3. Atividade profissional atual;

Em outros casos informações sobre bens do declarante, também podem ser necessárias, como:

Imóveis: Data de aquisição, área do imóvel, IPTU, registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;

Embarcações, veículos e aeronaves: Número do Renavam, registro no órgão fiscalizador;

Contas correntes e aplicações financeiras: CNPJ da instituição financeira, agência e número da conta. Documentos de rendas variáveis.

Investimentos: Notas de corretagem e extratos de IR enviadas pelas corretoras onde negociação é feita;

Passo 2 – Acesse o Programa IRPF da Receita Federal

Caso tenha feito a declaração de Imposto de Renda no anteriormente, provavelmente deve ter uma cópia do arquivo salva no computador ou uma versão impressa. Esse arquivo vai facilitar a atualização da declaração atual, especialmente a relação de bens.

No entanto, se for for declarar o IR pela primeira vez, será necessário acessar o programa IRPF, disponível para download.

É simples, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “download do programa” e escolher o dispositivo em que deseja baixar o arquivo. Você pode fazer pelo computador e escolher os sitemas operacionais. Windows, MAC, Linux e Solaris e ainda pelo aplicativo disponível para Android e iOS. Em seguida, clique em “download”.

Espere até que o carregamento seja concluído e clique no documento para iniciar a instalação. O atalho do programa será instalado na tela do seu computador. Depois de instalado, procure o ícone do programa na área de trabalho.

Passo 3 – Escolha o tipo de declaração

Ao acessar o programa e antes de preencher é importante entender em qual etapa se quer começar:

Nova Declaração: escolha essa opção caso queira começar o processo do zero;

Dados do ano anterior: escolha essa opção se quiser aproveitar os dados das últimas declarações;

Declaração Pré-Preenchida: aqui é possível retomar o preenchimento de uma declaração, caso você já tenha iniciado o processo anteriormente.

Passo 4 – Escolha entre declaração simplificada e completa

Ao preencher, você deve escolher o tipo de declaração que deseja, podendo ser a declaração simplificada ou a completa.

No entanto, para quem possui muitas despesas e dependentes, a declaração completa possui mais vantagens. Já aqueles que não possuem dependentes ou muitas despesas que possam ser deduzidas do imposto, deve optar pela declaração simplificada.

Em ambos os casos é importante que se escolha com cautela, porque no momento de enviar a declaração, o resultado pode acabar doendo no bolso.

Passo 5 – Faça o preenchimento dos campos

Após ter reunido todos os dados necessários, não deixe de preencher os campos solicitados para que a entrega da sua declaração seja efetivada.

Por isso, fique atento a campos de preenchimento como: Dados pessoais, Rendimentos tributáveis, Lista de dependentes, Rendimentos isentos e não tributáveis e tudo que precise ser declarado. Ou seja, importante contar tudo da sua vida financeira para o Governo.

Passo 6 – Faça uma revisão dos dados

E se eu enviar a declaração com erros? Calma, fique tranquilo! Basta entrar no programa, selecionar a declaração enviada com erros, informar o número do recibo, corrigir os erros e enviar.

Por fim, com todas as informações preenchidas e conferidas minuciosamente é hora de enviar sua declaração. Neste momento, será solicitado os dados bancários para receber a sua restituição do IR, se for o caso.

Prontinho, agora você sabe o que é preciso para fazer a sua declaração então, não deixe tudo para o último dia. Quer ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende várias dicas que podem fazer a diferença em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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