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Imposto de Renda: quais documentos são necessários?

Clique aqui e saiba quais documentos são essenciais para declarar o seu IR 2022!
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O prazo para declarar o Imposto de Renda foi estendido até o dia 31 de maio de 2022. Dessa forma, todo contribuinte que tenha acumulado renda tributável (salários e rendas extras) acima de R$ 28.559,70 durante o ano de 2021, deve fazer a declaração. 

Contudo, o pagante precisa saber a relação de documentos necessários para emitir a sua declaração e evitar problemas futuros com a Receita Federal. Quanto mais cedo esse levantamento for feito e entregue, maiores são as chances de receber a restituição, caso o contribuinte tenha direito a ela. Pensando nisso, separamos neste artigo os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda 2022. Confira! 

Documentos pessoais 

Para emitir a declaração, o contribuinte deve apresentar os seus dados pessoais e de seus dependentes, caso houver. Esses documentos devem incluir: documento de identificação (nome completo, CPF, data de nascimento e título de eleitor), endereço completo atualizado, comprovante de atividade profissional exercida atualmente, cópia da declaração de Imposto de Renda 2021 e dados bancários para restituição ou cobrança de impostos. Em caso de dependentes, os documentos devem conter: nome completo, data de nascimento e grau de parentesco. 

Comprovantes de renda 

Como comprovação de renda, o pagante e seus dependentes devem apresentar à Receita Federal todas as receitas ganhas no ano-base de 2021. Diante disso, os documentos necessários são: informe de rendimentos de salário, aposentadoria, pensão, pró-labore e distribuição de lucros. Informe de rendimentos de instituições financeiras como bancos, bancos digitais e corretoras de investimentos, caso o contribuinte invista em alguma aplicação. 

Além disso, o pagante deve divulgar o informe de rendimentos de aluguéis de bens móveis e imóveis. Rendas recebidas como doações, heranças e pensão alimentícia também são incluídas na declaração junto com informes de rendimentos de programas fiscais como a Nota Fiscal Paulista. 

Contudo, vale ressaltar que essa documentação exigida para declarar o Impostos de Renda varia de pessoa para pessoa. Portanto, cada contribuinte precisa apresentar os documentos de acordo com a sua situação financeira. 

Compra e venda de bens 

Qualquer compra de bens como: imóveis, veículos, barcos e gados, efetuada durante o ano-base de 2021, precisa estar indicada à Receita Federal. O contribuinte deve apresentar nota fiscal, recibo, contrato de compra e venda ou escritura dessas aquisições. Além disso, o boleto do IPTU de 2021 deve estar na declaração de Imposto de Renda. 

Ademais, se caso houver sociedade em empresas, dinheiro no exterior ou qualquer tipo de movimentação em outras posses, o pagante deve mostrar documentos que comprovem a sua posição acionária. 

Comprovante de despesas

O Imposto de Renda possibilita que o contribuinte declare suas despesas com saúde ou educação, a fim de deduzir valores do imposto ou aumentar a restituição do pagante. Dessa forma, documentos com recibo e notas fiscais carecem de ser passados à Receita Federal. São eles: comprovantes de despesas em hospitais, laboratórios ou clínicas; informe de rendimento de plano de saúde, comprovante de pagamento de pensão alimentícia e comprovação de gastos com educação (ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou técnico). 

Além disso, quando o contribuinte apresentar recibos e notas fiscais, principalmente de serviços médicos ou odontológicos, os documentos devem conter CNPJ da empresa ou CPF do profissional e indicação do paciente. O mesmo se aplica para instituições educacionais e comprovantes de pagamento da Previdência Social ou Previdência Privada. 

Portanto, esse são apenas alguns dos documentos necessários para fazer a declaração de Imposto de Renda. É preciso que o contribuinte fique atento quanto à documentação exigida, pois ela varia de acordo com cada necessidade. Para mais informações, ele deve acessar o site da Receita Federal. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende várias dicas que podem fazer a diferença em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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