O comerciante faz parte de um dos principais setores que ajudam a girar a economia no país. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 2,1 milhões de negócios foram abertos apenas no primeiro semestre de 2021. Isso representa um grande avanço para o setor, visto que a crise causada pela pandemia de covid-19 nos anos posteriores atingiu diretamente o comércio. 

Contudo, algumas pessoas ainda podem ficar receosas se devem ou não abrir um negócio, devido a instabilidade econômica do país. Dessa forma, para celebrar o Dia do Comerciante, separamos 4 dicas que podem ajudar a tirar a ideia do papel e colocá-la em prática. Confira! 

1- Tenha um planejamento 

Antes do negócio sair do papel, é importante que seja feito um planejamento. O comerciante tem de saber quanto de capital é necessário, além da quantidade de funcionários e fornecedores que farão parte do seu time. Além disso, estudar o tipo de comércio que vai ser aberto, sua localização, o público alvo e, o mais importante, o produto/serviço que vai ser comercializado é o que faz o diferencial de um comércio.

Claro, fazer esse tipo de planejamento pode demandar mais tempo do que o estimado. Diante disso, ter um profissional especializado para fazer um “Plano de Negócios” é bom para entender a empresa e o objetivo que deseja alcançar.  

2- Conheça a concorrência 

Saber quem é o concorrente e avaliar as diferenças e semelhanças entre o mesmo produto, é uma alternativa viável para um negócio dar certo. Além de verificar o valor ofertado, essa é uma opção que muitos comerciantes devem levar em consideração, pois, é a partir dessa pesquisa que ele encontrará o que pode fazer de diferente na sua empresa. 

Diante disso, a concorrência deve ser avaliada como uma maneira de melhorar ainda mais o negócio, deixando a disputa por preço de lado. A ideia é buscar se diferenciar, a fim de não afetar o outro e gerar uma situação de instabilidade e perda para o negócio. 

3- Faça uma pesquisa de mercado 

É importante que antes de abrir um negócio, o comerciante pesquise sobre o tipo de mercado que ele deseja atuar. Algumas questões como, se o mercado é consolidado e se existe sazonalidade devem ser levadas em consideração. Além disso, pesquisar sobre suas características e quem já está consolidado neste meio, pode ajudar no planejamento da empresa. 

4- Possua afinidade com o produto 

Não adianta nada seguir todas essas dicas se, no final, o comerciante não conhece o seu produto. Por isso, é importante que o sócio ou fundador da empresa saiba tudo o que ele oferta, assim como a sua mercadoria e serviço. É com essa relação que o negócio consegue passar credibilidade para o cliente e se fortalecer no mercado. 

E aí, curtiu as dicas apresentadas? Esses são apenas alguns métodos que podem ajudar a tirar o negócio do papel e colocá-lo em prática. Se deseja ver mais conteúdos como este, não deixe de ficar de olho no em nosso Blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.