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Dia do Comerciante: 4 dicas para colocar um negócio em prática

Saiba como tirar sua ideia do papel e torná-la um bom empreendimento.
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O comerciante faz parte de um dos principais setores que ajudam a girar a economia no país. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 2,1 milhões de negócios foram abertos apenas no primeiro semestre de 2021. Isso representa um grande avanço para o setor, visto que a crise causada pela pandemia de covid-19 nos anos posteriores atingiu diretamente o comércio. 

Contudo, algumas pessoas ainda podem ficar receosas se devem ou não abrir um negócio, devido a instabilidade econômica do país. Dessa forma, para celebrar o Dia do Comerciante, separamos 4 dicas que podem ajudar a tirar a ideia do papel e colocá-la em prática. Confira! 

1- Tenha um planejamento 

Antes do negócio sair do papel, é importante que seja feito um planejamento. O comerciante tem de saber quanto de capital é necessário, além da quantidade de funcionários e fornecedores que farão parte do seu time. Além disso, estudar o tipo de comércio que vai ser aberto, sua localização, o público alvo e, o mais importante, o produto/serviço que vai ser comercializado é o que faz o diferencial de um comércio.

Claro, fazer esse tipo de planejamento pode demandar mais tempo do que o estimado. Diante disso, ter um profissional especializado para fazer um “Plano de Negócios” é bom para entender a empresa e o objetivo que deseja alcançar.  

2- Conheça a concorrência 

Saber quem é o concorrente e avaliar as diferenças e semelhanças entre o mesmo produto, é uma alternativa viável para um negócio dar certo. Além de verificar o valor ofertado, essa é uma opção que muitos comerciantes devem levar em consideração, pois, é a partir dessa pesquisa que ele encontrará o que pode fazer de diferente na sua empresa. 

Diante disso, a concorrência deve ser avaliada como uma maneira de melhorar ainda mais o negócio, deixando a disputa por preço de lado. A ideia é buscar se diferenciar, a fim de não afetar o outro e gerar uma situação de instabilidade e perda para o negócio. 

3- Faça uma pesquisa de mercado 

É importante que antes de abrir um negócio, o comerciante pesquise sobre o tipo de mercado que ele deseja atuar. Algumas questões como, se o mercado é consolidado e se existe sazonalidade devem ser levadas em consideração. Além disso, pesquisar sobre suas características e quem já está consolidado neste meio, pode ajudar no planejamento da empresa. 

4- Possua afinidade com o produto 

Não adianta nada seguir todas essas dicas se, no final, o comerciante não conhece o seu produto. Por isso, é importante que o sócio ou fundador da empresa saiba tudo o que ele oferta, assim como a sua mercadoria e serviço. É com essa relação que o negócio consegue passar credibilidade para o cliente e se fortalecer no mercado. 

E aí, curtiu as dicas apresentadas? Esses são apenas alguns métodos que podem ajudar a tirar o negócio do papel e colocá-lo em prática. Se deseja ver mais conteúdos como este, não deixe de ficar de olho no em nosso Blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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