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4 dicas para economizar na conta de luz

Conheça algumas pequenas mudanças de hábito que você pode realizar no seu dia-a-dia para diminuir o valor da conta de luz!
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Você com certeza já tomou um susto ao ver o valor de uma conta de luz da sua casa e ficou se perguntando o que aconteceu para ela vir tão cara. A questão é, o boleto da energia é um daqueles que você precisa priorizar todo início de mês e não dá para deixar atrasar, pois ninguém quer ficar sem eletricidade ainda mais nos dias de hoje.

Além disso, temos as famosas e temidas bandeiras, que podem mudar completamente os valores da conta de um mês para o outro. Por isso, é preciso sempre buscar maneiras de economizar, mas sem interferir na qualidade de vida, é claro.

Então, se liga nessas dicas para aliviar o bolso na tarifa de energia sem passar perrengue no dia-a-dia!

1. Limpeza

Você pode achar que para economizar é preciso racionalizar o uso de alguns eletrodomésticos, como o ar-condicionado, por exemplo. Entretanto, não é bem assim. Claro, quanto menos você usa um aparelho, menos energia ele irá consumir. Porém, na maioria das vezes fazer o uso de maneira certa já pode trazer um alívio considerável na conta de luz.

O que você pode não saber é que um eletrodoméstico consome muito mais energia apenas por estar sujo. Por isso, mantenha sempre os filtros do ar-condicionado em boas condições, não deixe acumular gelo na geladeira e sempre limpe o aspirador após o uso. Dessa forma, você vai não só potencializar a performance das suas máquinas, mas também vai poupar no consumo elétrico.

2. Posicionamento

Outra situação que poucas pessoas sabem é que a posição dos aparelhos pode fazer toda a diferença. Um eletrodoméstico mal instalado ou em local inadequado prejudica seu desempenho e consequentemente seu consumo. Os principais exemplos continuam a ser a geladeira e o ar-condicionado.

O ideal é que a geladeira fique em local com boa ventilação, pois como seu objetivo é manter os alimentos refrigerados, quanto menos calor perto dela melhor. Por isso, não a posicione ao lado do forno e/ou fogão. Já no caso do ar-condicionado, a recomendação é que ele seja sempre instalado no alto. Isso ocorre, pois o ar frio é mais pesado e tende a descer, logo, se ele estiver embaixo vai gastar mais tentando climatizar todo o ambiente.

3. Fontes de alimentação

Diversos aparelhos não precisam ficar na tomada o tempo todo, a maioria são recarregáveis e depois funcionam por bateria. Nesse sentido, não deixe esses aparelhos conectados à energia quando já estiverem com a carga completa.

Algumas fontes mais modernas até já corrigem esse problema e interrompem a passagem de energia ao finalizar o ciclo. Entretanto, se você não sabe se o seu carregador possui essa função, o melhor é não arriscar e garantir a economia.

4. Lâmpadas

Por fim, temos as lâmpadas. De todas as dicas, talvez seja a que exija um maior investimento. Contudo, o custo-benefício pode te ajudar a economizar muito. Os equipamentos do tipo LED possuem a melhor relação consumo-durabilidade. A nível de comparação, as lâmpadas incandescentes e fluorescentes consomem até 13x mais que as de LED.

Portanto, uma maneira certa de diminuir o valor da conta é averiguar quais tipos de lâmpadas você possui em casa e se necessário trocá-las. Essa substituição pode ser feita aos poucos, mas com certeza farão diferença a longo prazo, não só pela economia, mas pela longevidade.


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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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