De acordo com dados da Serasa Experian, o Brasil alcançou o maior número de inadimplentes desde 2016. Segundo o levantamento, atualmente a quantidade de endividados no país chega a 66,6 milhões de pessoas. A princípio, parte desses indivíduos acreditam que após 5 anos a dívida caduca, ou seja, ela desaparece e as cobranças legais, por meios judiciais, chegam ao fim. Contudo, será que é assim mesmo que funciona? 

A seguir vamos explicar o que são as dívidas caducas,  como esse processo funciona e de que forma isso pode afetar o seu CPF e suas ações no futuro. Confira!

O que são as “dívidas caducas”?

De antemão, essa história de que a dívida desaparece depois de um tempo não é verdade. O que acontece é que, de acordo com o  Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil Brasileiro, depois de 5 anos as dívidas caducam, ou seja, logo após esse período o CPF do devedor deve ser obrigatoriamente retirado da lista de negativados do Serasa e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Em outras palavras, seu nome deve ser limpo mesmo se você não quitar a dívida.  Além disso, essas dívidas passam a não influenciar a pontuação de crédito do consumidor. 

Porém, apesar disso, o débito não deixa de existir. Nesse sentido, as instituições continuam cobrando por conta própria ou por meio de empresas terceirizadas, por exemplo. 

Por fim, vale ressaltar que mesmo com o nome limpo, seus dados continuam no sistema do Banco Central para que instituições financeiras e empresas consultem sua situação. 

Deixar a dívida caducar é uma boa opção?

À primeira vista pode parecer uma alternativa atrativa, porém isso pode trazer danos para a sua vida financeira. Primeiramente, uma dívida caduca pode gerar um processo judicial aberto pela empresa e isso pode acabar te gerando uma cobrança ainda maior. Além disso, uma dívida vencida tem um acúmulo de juros, que é cobrado dia após dia, ou seja, o valor fica cada vez mais alto. 

Por último, vale ressaltar que isso pode atrapalhar o seu relacionamento com bancos e empresas em geral. Em outras palavras, quando você precisar de crédito, comprar imóveis ou carros, por exemplo, a dívida não paga pode atrapalhar todo o processo. 

Isso afeta o score de crédito?

Como foi explicado anteriormente, depois de 5 anos a dívida sai da lista de negativados da Serasa. Depois que esse processo acontece, o score pode até aumentar, justamente porque a pendência não aparece mais no seu nome e CPF. Contudo, vale ressaltar que as instituições pesquisam muito além da Serasa e do Score quando vão conceder crédito, ou seja, mesmo com pontuação alta pode ser que isso afete a sua tentativa de conseguir comprar ou alugar um imóvel, por exemplo. 

Dívida prescrita x Dívida caduca 

Como vimos, a dívida caduca resulta na retirada do CPF do devedor dos birôs de crédito, mas isso não resulta no cancelamento do valor devido. Já a dívida prescrita, é aquela que não pode mais ser cobrada por meios judiciais, somente através de e-mail ou telefonemas, por exemplo. Pendências financeiras como convênios de saúde, financiamentos, impostos e cartão de crédito prescrevem em 5 anos. Já as contas de água, luz e internet, por exemplo, têm um prazo maior para prescrever. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Quer receber mais conteúdos como esse ou receber em primeira mão as atualizações sobre o tema? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.