Diversos serviços digitais evoluíram além do esperado durante os últimos anos, muito disso se deu pela necessidade de atender à população durante o período pandêmico. No entanto, essa busca pela maior facilidade e pela diminuição das burocracias não é de hoje. O portal e-CAC, por exemplo, existe desde 2005. Sua criação foi uma iniciativa da Receita Federal exatamente para suprir essas necessidades de atendimentos no meio virtual.

Então, continue neste artigo para saber tudo que o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte tem a oferecer. Confira!

O que é o e-CAC?

O nome completo é esse que você viu acima, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Além disso, também já citamos sua criação em 2005 pela Receita Federal, mas e aí? Bom, antes do e-CAC todos os serviços da área eram presenciais, ou seja, filas eram sinônimo de ter que resolver qualquer questão de contribuição. Outro ponto importante é que a plataforma existe e funciona tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Uma questão que também é muito recorrente quando se trata do e-CAC é a sua segurança. Pois bem, o sistema está sob constantes atualizações, até porque, as situações que são responsabilidade da Receita Federal exigem extremo sigilo ao usuário. Até a conclusão deste artigo a última resolução foi a Instrução Normativa RFB nº 2.066/2022. Com isso, se tornou necessário possuir um conta Gov.br nível prata ou ouro para acessar o portal.

Como acessar o portal?

Apesar de a intenção ser acabar com a burocracia, o processo de criação de uma conta no e-CAC não é tão simples. É preciso passar por algumas etapas, validações e comprovações. Vamos tentar explicar de uma forma resumida para de alguma forma facilitar esse ponto para você.

A primeira coisa que você deve fazer é entrar no site cav.receita.fazenda.gov.br e ir na opção Saiba como gerar um código de acesso. Em seguida você vai escolher a forma de acesso, pode ser pelo número de CPF, por um banco credenciado ou por um certificado digital.

Depois disso, o site da Receita Federal vai abrir uma página de explicação sobre o código de acesso, no final você selecionará acesse aqui parta criar o código. Lembre-se, nessa etapa existem duas opções: uma para pessoas físicas e uma para empresas. Por fim, você deverá preencher alguns dados e criar suas senha para realizar logins futuros.

Quais são os principais serviços?

São muitos serviços, muitos mesmo. Basicamente, tudo que está relacionado com a contribuição do cidadão ou empresa para com a União via Receita Federal. Lá você consegue a emissão de diversas declarações, consegue regularizar e alterar situações do seu CPF e também resolver diversas questões do tão famoso Imposto de Renda.

Para ver a lista completa: clique aqui.

Olha, tem informações aí que eu não fazia ideia. Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como esse? Fique atento ao nosso blog! Todos os dias saem artigos fresquinhos e com temas super atuais.