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Efeito bola de neve: como se livrar das dívidas?

Suas contas estão acumuladas e você não sabe nem por onde começar a pagar? Esse método pode te ajudar. Confira!
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Conta de água e luz, supermercado e aluguel. Fora aquelas despesas extras, que chegam de surpresa e, por fim, ainda tem a fatura do cartão de crédito. São tantas contas e compromissos financeiros que às vezes fica difícil manter tudo em dia só com a grana que cai na conta no fim do mês, por exemplo. Pensando principalmente nas pessoas que estão um pouquinho enroladas com o orçamento, de tempos em tempos aparecem novos métodos de organização financeira, esse é o caso do efeito bola de neve. 

De acordo com um levantamento recente feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), atualmente 48% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento. Segundo a pesquisa, essa falta de controle acontece para 25% por conta da falta de memória para anotar as despesas e para 20% pela falta de registro dos gastos e ganhos. 

A princípio o efeito bola de neve é uma boa estratégia para quem está gastando mais do que ganha. Contudo, é preciso fazer tudo da forma correta para que o resultado final seja satisfatório. Então, pensando nisso, vamos te explicar a passo de como realizar o método para não entrar nas estatísticas de endividados do país.  Confira! 

O que é o efeito bola de neve? 

Antes de tudo vamos explicar o conceito. Esse é um método desenvolvido para controlar ou colocar fim em dívidas que se acumularam. A estratégia busca acima de tudo reverter o “efeito bola de neve” causado pelo superendividamento. De antemão, o procedimento tem dois objetivos básicos: planejar o pagamento de dívidas e controlar o devedor até o pagamento de todas as contas. Em outras palavras, é preciso muita disciplina para que o processo dê certo. 

Como funciona?

Em primeiro lugar o método consiste principalmente em desmontar a bola de neve, ou seja, ir de pouco em pouco diminuindo o acúmulo de dívidas. Ele é organizado em passos: 

  • Primeiramente identifique todas as suas dívidas e organize elas em uma planilha. Depois que organizadas, ordene as contas em ordem do menor valor ao maior valor. É importante se lembrar que dívidas atrasadas têm juros, então não se esqueça de criar um  campo com a taxa de juros de cada despesa na planilha. 
  • Em seguida, calcule qual a sua renda mensal. Em outras palavras, some todo o valor que você ganha durante o mês. Logo depois subtraia desse total as despesas fixas como aluguel, energia e internet, por exemplo. 
  • Por fim, comece a negociação e o financiamento das dívidas, sempre do menor valor para o maior. Se você tem a chance de diminuir a taxa de juros e aumentar o prazo de pagamento de algumas dívidas, não custa tentar. 

Como assim do menor para o maior valor? 

Esse é o diferencial do método: a motivação. Em outras palavras, o efeito bola de neve usa a alegria de quitar uma conta pendente, por menor que ela seja, como engrenagem de incentivo para quitar as próximas. No entanto, é importante destacar que os juros são cumulativos, ou seja, é preciso muita atenção e organização para que a bola de neve não fique maior ainda. 

Dinheiro extra

Se durante o processo sobrar uma graninha extra, use o dinheiro ou parte dele com a conta que está gerando juros mais altos, assim você evita de alguma forma o acúmulo da taxa extra  enquanto põe o método em prática. 

E aí, bora finalmente por fim nessa dívida que parece não ter fim? Agora que você sabe melhor sobre o método, vale testar para tentar alcançar a tão sonhada organização financeira! Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up em sua vida.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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