Você pode ter a sorte de nunca ter caído em um esquema de pirâmide. Contudo, com certeza já ouviu falar deles, provavelmente até conhece alguém que infelizmente já passou por essa situação. A questão é: sempre vemos notícias sobre esses golpes, mas como identificá-los e, principalmente, evitá-los? Bom, essa é uma questão complicada, pois muitos deles são bem convincentes, vantajosos e inicialmente parecem um negócio interessante.

Por isso, continue conosco neste artigo para entender exatamente o que é um esquema de pirâmide e veja ainda algumas dicas para fugir desses golpes. Confira!

O que é um sistema de pirâmide?

Basicamente estamos tratando de um modelo em que há uma logística de recrutamento para garantir o fluxo. Dessa forma, os que entram primeiro lucram, até o sistema se tornar financeiramente inviável e implodir. Ou seja, cada pessoa que está na pirâmide deve recrutar novos integrantes, pois eles recebem “comissões” dos novos participantes. Dessa forma, é criada uma bola de neve, em que um chama outro, que chama mais alguns e no fim tudo se quebra. Todavia, isso só ocorre após tempo suficiente para os que estão no topo lucrarem bastante.

Mais do que um esquema prejudicial e golpista, estamos falando de um crime tipificado em lei. A pena por um crime contra a economia popular vai até detenção de dois anos e está prevista na lei 1521/51 de 1951. Além disso, já existem até projetos de atualização da norma para estender a prisão para até 8 anos.

Então, agora que você já sabe como um sistema de pirâmide funciona, vamos às dicas para que você não caia em uma cilada dessas.

1. Promessa de dinheiro fácil

Um ponto que já deve ligar o alerta em você é uma proposta que te garanta dinheiro de forma muito fácil. Claro, é algo extremamente sedutor, mas também muito suspeito. Nenhum valor vem sem muito esforço e trabalho. Assim, sempre suspeite de esquemas, sejam eles quais forem, que prometem ganhos não condizentes. A ganância pode custar caro.

2. Falta de produtos e serviços

Como falamos, o esquema de pirâmide se apoia no recrutamento de novos integrantes para garantir porcentagens aos que estão acima. Com isso, muitas vezes os produtos ou serviços, que funcionam como fachada, ficam de lado. Ou seja, suspeite de propostas que não deixam claro o que vai ser vendido e/ou oferecido. Então, não confie ou se comprometa com algo que não te dá confiança, busque o máximo de informações e confira se elas são verdadeiras.

3. Condições não tradicionais

Apesar de ainda existirem pirâmides que utilizam produtos e serviços como meio, os sistemas envolvendo investimentos estão cada vez mais comuns. Entretanto, o recrutamento continua sendo o modo de operação. Por isso, fique atento, suspeite de aplicações que só podem ser feitas após pagamento e ainda com a necessidade de indicação de novos “investidores”.

4. Busque comprovações

Independentemente do setor, é possível encontrar informações que mostram se uma empresa é verdadeira e confiável ou não. Por exemplo, no caso de instituições de produtos e serviços, você pode pesquisar na internet, sites como o Reclame Aqui te apresentam bons indicativos. Já no ramo financeiro, você pode encontrar diversas questões no Banco Central, pois todas as organizações de finanças devem estar registradas lá.

Agora você entendeu como identificar e fugir de um esquema de pirâmide, e não é difícil. Mesmo assim, muitas pessoas caem diariamente nesses golpes. Isso ocorre principalmente por acreditarem que conseguirão dinheiro de uma forma simples, na maioria das vezes os criminosos se aproveitam do desespero de pessoas que estão precisando de uma renda. E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse.