Vamos Parcelar

FGTS: saiba como utilizar o dinheiro com sabedoria

Confira 5 dicas para usar o fundo de garantia da melhor forma para o seu orçamento!
2 min. de leitura
Acesso rápido

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, foi criado em 1967 com o intuito de proteger os trabalhadores que fossem demitidos sem justa causa, ou seja, aqueles dispensados do emprego por motivos que não tivessem relação com nenhum ato falho grave. Agora, o benefício funciona como uma reserva de dinheiro para os trabalhadores. 

O cidadão tem direito de sacar o fundo em algumas situações específicas, como por exemplo, em casos de rescisão por acordo, compra da casa própria, falência da empresa e, por fim, por adoecimento grave do trabalhador ou de dependentes. Além disso, desde 2020 os indivíduos têm direito de sacar parte do valor do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. 

Geralmente o dinheiro recebido já tem um destino traçado, porém, será que essa é mesmo a maneira certa de gastar o seu FGTS? Toda renda extra é bem vinda, mas raramente é bem aproveitada. Para te ajudar com essa questão, listamos 5 formas de gastar o seu benefício com sabedoria.

1. Pague dívidas

Essa graninha a mais pode ser sua chance para deixar as contas em dia e fazer as pazes com o seu bolso. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no início de 2022 havia no Brasil cerca de 63,4 milhões de  pessoas com nome negativado e uma dívida média de R$4.000,60. Nesse sentido, o FGTS pode ser usado para quitar essas dívidas. 

Pegue o papel e coloque na ponta do lápis tudo o que deve. Identifique qual conta está com a taxa de juros mais alta. A princípio, o ideal é começar a pagar aquelas que mais pesam no seu orçamento.

2. Crie um fundo de emergência

Se você está fora das estatísticas e não faz parte do grupo de endividados, aproveite o dinheiro para dar início a um pé de meia. Em outras palavras, guarde o valor para emergências futuras. O fundo de emergência pode quebrar um galho quando surgirem despesas não esperadas, como problemas médicos ou manutenções surpresas, por exemplo.  

3. Invista 

De antemão, essa é uma boa opção principalmente para aqueles que pensam a longo prazo. A diferença entre investir o dinheiro e deixá-lo em uma poupança é que os investimentos podem ter uma rentabilidade mais alta e possibilitam ganhos maiores do que o rendimento do dinheiro parado. 

Se você não sabe nem por onde começar, o ideal é que o primeiro passo seja em busca de conhecimento sobre o assunto. Existem vários cursos que oferecem conteúdos sobre o temas para iniciantes. Na Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, você encontra alguns gratuitos. 

4. Aposte em você

Esse é o momento para você começar aquele curso que estava adiando há tempo por falta de grana. Esse investimento em você e na sua carreira pode trazer bons frutos no futuro, não só financeiros, mas enquanto colocação no mercado de trabalho. Uma outra boa opção, por exemplo, é dar início ao aprendizado de um novo idioma.  

5. Tenha tempo de qualidade

Nem só de investimento e trabalho se vive, as férias e o descanso também são necessárias.  Então, que tal usar o dinheiro para conhecer um novo lugar e cultura, além de aproveitar o tão merecido momento de relaxamento? Em nosso blog temos um vasto conteúdo para te ajudar a planejar uma viagem tranquila e sem passar sufoco. 

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!