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Fintech e Startup: entenda as diferenças

Entenda o significado dos termos, veja quais suas particularidades e as atuações no mercado atual.
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Apesar de serem consideravelmente novos, os termos Fintech e Startup já são realidade atuante no mundo dos negócios tanto no Brasil, quanto no mundo. Juntamente com esses dois modelos, a palavra que não pode ficar de fora do assunto é inovação. Os mercados empresarial, tecnológico e financeiro estão em constante evolução. Assim, se torna ainda mais importante que as organizações do ramo entreguem melhores serviços com mais rapidez e constante crescimento.

Por isso, vamos te apresentar neste artigo as diferenças e a importância das Fintechs e das Startups.

O que é Startup?

Primeiramente, para entender as diferenças é preciso compreender individualmente os conceitos. Como falamos acima, a palavra essencial é inovação, ainda mais quando a questão são as startups. Isso porque, trazer novos produtos, serviços, tecnologias, entre outras coisas, é o papel central deste modelo de negócio. Além disso, a fuga da tradicionalidade é ponto importante, pois, mais um dos objetivos é resolver questões que ainda não possuem solução.

Ademais, estamos falando de um mercado extremamente volátil e em desenvolvimento. Por isso, é necessário também que uma startup seja flexível e possa mudar seu modelo de negócio caso necessário. Outra coisa que pode acontecer, é perceber que os clientes possuem outra necessidade, talvez até mais fundamental e saber mudar de estratégia é essencial.

O que é Fintech?

Também são ligadas à questão da inovação, mas nesse caso estamos tratando de um setor específico. Para já adquirir uma noção básica, basta olhar a origem da palavra que vem da junção dos termos “tecnologia” + “financeiro”. O papel principal delas é oferecer serviços financeiros vantajosos, em alguns casos de forma 100% digital e online.

Além disso, as fintechs possuem categorias, pois mesmo estando apenas no setor das finanças estamos tratando de um mercado muito amplo. Veja abaixo quais são os tipos de fintechs:

  • Crédito e investimento: Não são bancos ainda. Entretanto, oferecem alguns serviços semelhantes, mas sem algumas burocracias associadas às instituições financeiras;
  • Seguros: Ferramentas digitais que disponibilizam planos de seguros. Uma parte da burocracia também cai por terra, exatamente pelo funcionamento online dos serviços;
  • Pagamentos: Oferecem soluções de pagamentos, seja para pessoas físicas ou jurídicas. Têm o objetivo de proporcionar melhores opções para quitar dívidas e negócios.

Diferenças entre Fintech e Startup

Muitas pessoas acham que o status de Fintech é uma etapa evolutiva de uma startup. Não é bem assim, apesar de ser possível uma empresa traçar esse caminho, não é uma regra. Como explicamos anteriormente, a caracterização de uma Fintech ocorre pelo seu setor de atuação, no caso o financeiro. Então, podemos ver organizações que ocupam as duas modalidades ao mesmo tempo.

Assim, pontuando uma diferença, a maior, e talvez única, é o setor em que a empresa atua. Já que ambas buscam trazer inovação, resolver problemas ainda sem solução e entregar produtos e serviços revolucionários, seja no ramo da tecnologia, bem estar, automotivo e até financeiro (Fintech).

E aí, achou as informações relevantes? Quer aprender mais sobre este universo? Aqui você encontra algumas informações essenciais para facilitar o entendimento deste meio. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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