Longas filas, processos demorados e muita papelada, desde que as fintechs surgiram, essa realidade ficou no passado no segmento das finanças. Agora o cenário é de agilidade, muita tecnologia e zero burocracia. A princípio esse tipo de empresa veio para oferecer soluções financeiras sem complicação em serviços que vão desde o pagamento de boletos até a solicitação de empréstimos, por exemplo, tudo de forma online, sem sair de casa. 

Esse conceito é relativamente novo, fruto da  4ª Revolução Industrial e mudou a dinâmica de todo o mercado financeiro mundial. O Brasil recebe destaque no segmento. De acordo com dados da Comscore, o país é líder na digitalização bancária na América Latina. Além disso, segundo o ranking Global Fintechs, feito pela empresa britânica Findexable, o país se consolidou como um dos grandes ecossistemas globais de fintechs. 

A conjuntura de atualmente trouxe pontos positivos também para o bolso dos usuários. Confira o artigo a seguir e veja o que é e como as fintechs podem impactar o seu orçamento!

Afinal, o que é uma fintech?

Antes de mais nada, vamos ao significado. O termo inglês fintech surgiu da junção de duas palavras: financial e technology, ou seja, tecnologia financeira. Essas empresas focam na inovação do trabalho financeiro e tem a tecnologia como base para oferecer produtos e serviços do mercado das finanças. 

Quando o assunto é fintech geralmente estamos falando de empresas que oferecem preços mais baixos e mais vantagens para os usuários. 

Qual a diferença entre bancos e fintechs? 

Primeiramente, diferente dos bancos tradicionais, que costumam oferecer serviços fixos e padronizados, as fintechs carregam a inovação quase como uma bússola, que aponta para segmentos diversos do mercado financeiro, porém, sempre no rumo da novidade e do teste de novas entregas. Por exemplo: existem fintechs com foco em pagamento, empréstimo, investimento, seguros e por aí vai. 

Além disso, enquanto os bancos atendem de forma física, em agências, o atendimento das fintechs se concentra no meio virtual. Ou seja, basta um dispositivo com acesso à internet e alguns cliques para que você solucione problemas, contrate serviços e esclareça dúvidas. 

De forma resumida, as diferenças entre bancos e fintechs são principalmente o porte, o foco e as ferramentas. Graças a digitalização dos processos, as fintechs conseguem oferecer serviços e produtos com melhor custo e de forma mais eficiente, sem burocracias. 

Quais os diferenciais das fintechs?

Taxas de serviço mais baratas

A princípio os processos envolvem softwares e tecnologias que automatizam os procedimentos e, por isso, os custos dos produtos e serviços podem reduzir.

Menos burocracia e mais agilidade

A atuação da tecnologia faz com que as operações envolvam menos burocracia e agilizem as ações. Atualmente, por exemplo, é possível abrir contas e solicitar empréstimos de forma online, com alguns cliques. 

Serviço especializado 

Os serviços oferecidos por uma fintech foca em nichos específicos, ou seja, a qualidade tende a ser melhor. Em outras palavras, ao vender menos soluções a empresa tem a oportunidade de se tornar especialista no que será entregue.  

Muita tecnologia

Falou em fintech, falou em tecnologia. Essas empresas nasceram do digital e aproveitam as ferramentas tecnológicas para buscar novidades, praticidades, segurança e atendimento automatizado. 

É seguro?

Esse tipo de empresa foi regulamentada em 2018 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central. Para conseguir recursos e atuar no mercado, as fintechs passam por várias avaliações. Além disso, por investirem muito em tecnologia, há soluções seguras no serviços oferecidos, o que impede riscos para o usuário. 

Então, de antemão, sim, é tudo muito seguro! Porém, por se tratar de dinheiro, todo cuidado é pouco, há fraudadores que usam a  oportunidade para aplicar golpes, por isso, é sempre bom procurar por empresas corretas antes de compartilhar qualquer dado bancário ou informação pessoal. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Quer receber mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up no seu orçamento.