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Fintechs: o que é e qual sua importância?

Entenda como a novidade que transformou o mercado financeiro pode ser positiva para o seu bolso!
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Longas filas, processos demorados e muita papelada, desde que as fintechs surgiram, essa realidade ficou no passado no segmento das finanças. Agora o cenário é de agilidade, muita tecnologia e zero burocracia. A princípio esse tipo de empresa veio para oferecer soluções financeiras sem complicação em serviços que vão desde o pagamento de boletos até a solicitação de empréstimos, por exemplo, tudo de forma online, sem sair de casa. 

Esse conceito é relativamente novo, fruto da  4ª Revolução Industrial e mudou a dinâmica de todo o mercado financeiro mundial. O Brasil recebe destaque no segmento. De acordo com dados da Comscore, o país é líder na digitalização bancária na América Latina. Além disso, segundo o ranking Global Fintechs, feito pela empresa britânica Findexable, o país se consolidou como um dos grandes ecossistemas globais de fintechs. 

A conjuntura de atualmente trouxe pontos positivos também para o bolso dos usuários. Confira o artigo a seguir e veja o que é e como as fintechs podem impactar o seu orçamento!

Afinal, o que é uma fintech?

Antes de mais nada, vamos ao significado. O termo inglês fintech surgiu da junção de duas palavras: financial e technology, ou seja, tecnologia financeira. Essas empresas focam na inovação do trabalho financeiro e tem a tecnologia como base para oferecer produtos e serviços do mercado das finanças. 

Quando o assunto é fintech geralmente estamos falando de empresas que oferecem preços mais baixos e mais vantagens para os usuários. 

Qual a diferença entre bancos e fintechs? 

Primeiramente, diferente dos bancos tradicionais, que costumam oferecer serviços fixos e padronizados, as fintechs carregam a inovação quase como uma bússola, que aponta para segmentos diversos do mercado financeiro, porém, sempre no rumo da novidade e do teste de novas entregas. Por exemplo: existem fintechs com foco em pagamento, empréstimo, investimento, seguros e por aí vai. 

Além disso, enquanto os bancos atendem de forma física, em agências, o atendimento das fintechs se concentra no meio virtual. Ou seja, basta um dispositivo com acesso à internet e alguns cliques para que você solucione problemas, contrate serviços e esclareça dúvidas. 

De forma resumida, as diferenças entre bancos e fintechs são principalmente o porte, o foco e as ferramentas. Graças a digitalização dos processos, as fintechs conseguem oferecer serviços e produtos com melhor custo e de forma mais eficiente, sem burocracias. 

Quais os diferenciais das fintechs?

Taxas de serviço mais baratas

A princípio os processos envolvem softwares e tecnologias que automatizam os procedimentos e, por isso, os custos dos produtos e serviços podem reduzir.

Menos burocracia e mais agilidade

A atuação da tecnologia faz com que as operações envolvam menos burocracia e agilizem as ações. Atualmente, por exemplo, é possível abrir contas e solicitar empréstimos de forma online, com alguns cliques. 

Serviço especializado 

Os serviços oferecidos por uma fintech foca em nichos específicos, ou seja, a qualidade tende a ser melhor. Em outras palavras, ao vender menos soluções a empresa tem a oportunidade de se tornar especialista no que será entregue.  

Muita tecnologia

Falou em fintech, falou em tecnologia. Essas empresas nasceram do digital e aproveitam as ferramentas tecnológicas para buscar novidades, praticidades, segurança e atendimento automatizado. 

É seguro?

Esse tipo de empresa foi regulamentada em 2018 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central. Para conseguir recursos e atuar no mercado, as fintechs passam por várias avaliações. Além disso, por investirem muito em tecnologia, há soluções seguras no serviços oferecidos, o que impede riscos para o usuário. 

Então, de antemão, sim, é tudo muito seguro! Porém, por se tratar de dinheiro, todo cuidado é pouco, há fraudadores que usam a  oportunidade para aplicar golpes, por isso, é sempre bom procurar por empresas corretas antes de compartilhar qualquer dado bancário ou informação pessoal. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Quer receber mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up no seu orçamento.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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