O Licenciamento Anual é um imposto recolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como uma autorização para o seu veículo trafegar pelas ruas e estradas. Por isso, é importante que você esteja com essa documentação em dia caso seja parado em uma blitz. 

Contudo, o não pagamento da Taxa de Licenciamento, assim como outros documentos como o IPVA, pode gerar multa e apreensão do veículo. Confira abaixo os documentos que devem estar em dia para evitar que o seu automóvel seja apreendido. 

Multas

O primeiro passo para colocar os seus débitos em dia, é conferir se o seu veículo possui alguma autuação. Por isso, acesse o site do Detran do seu estado e consulte a situação do automóvel. Entretanto, caso possua alguma multa para pagar, emita o boleto de forma online e pague o quanto antes. É somente após o pagamento que você poderá dar continuidade em colocar os seus débitos veiculares em dia. 

IPVA 

A fiscalização do licenciamento já começou em alguns estados, por isso, antes de pagar a taxa você deve estar em dia com o IPVA. O Imposto sobre Propriedade de Veículos é um encargo estadual e cobrado anualmente. O valor e a data de validade do imposto varia de acordo com o estado em que você reside e é obrigatória caso possua algum veículo. Entretanto, ao emitir o documento você pode pagá-lo parcelado ou em uma taxa única. 

Contudo, é importante quitar este débito pois sem ele você fica impedido de fazer o licenciamento, o que é considerado uma infração de trânsito. Dessa forma, se você ainda não pagou o imposto, deve emitir uma nova guia com correção de juros através do site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado. 

DPVAT 

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículo teve o seu segundo ano de isenção. Por isso, se você não tiver pago o imposto, não se preocupe. O Conselho Nacional de Seguros, vinculado ao Ministério da Economia, aprovou em janeiro deste ano a liberação do seguro. 

CRLV

Após regular suas multas e quitar o IPVA do seu veículo, você vai obter o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo. Ele é um documento obrigatório cobrado anualmente que garante a circulação do seu automóvel em ruas e estradas. Diante disso, é importante que você tenha conhecimento sobre o valor e a data de validade do imposto. Ela se difere de acordo com o Detran de cada estado e o número final da placa do veículo, por isso, consulte o site do órgão para saber quando deve fazer o pagamento. 

Ademais, não pagar a Taxa de Licenciamento acarreta em infração gravíssima, com multa de até R$ 300,00 e sete pontos na carteira. Além disso, se os demais documentos não estiverem em dia como o IPVA, você corre o risco de ter o seu carro apreendido e aí, o prejuízo é muito maior. Você não só terá que quitar os impostos e as multas, mas também pagar a quantidade de dias que o automóvel ficar detido no pátio do Detran. 

Portanto, para evitar que isso aconteça, você deve pagar o seu licenciamento o quanto antes. Para isso, acesse o site do Departamento de Trânsito, procure a opção “Documentos de veículos” e vá na opção “Imprimir CRLV”. Basta você colocar o número do Renavam presente no documento e imprimir o boleto.  Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!