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Fiscalização do licenciamento: como colocar em dia?

Saiba o que você precisa fazer para não ter o seu veículo apreendido.
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O Licenciamento Anual é um imposto recolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como uma autorização para o seu veículo trafegar pelas ruas e estradas. Por isso, é importante que você esteja com essa documentação em dia caso seja parado em uma blitz. 

Contudo, o não pagamento da Taxa de Licenciamento, assim como outros documentos como o IPVA, pode gerar multa e apreensão do veículo. Confira abaixo os documentos que devem estar em dia para evitar que o seu automóvel seja apreendido. 

Multas

O primeiro passo para colocar os seus débitos em dia, é conferir se o seu veículo possui alguma autuação. Por isso, acesse o site do Detran do seu estado e consulte a situação do automóvel. Entretanto, caso possua alguma multa para pagar, emita o boleto de forma online e pague o quanto antes. É somente após o pagamento que você poderá dar continuidade em colocar os seus débitos veiculares em dia. 

IPVA 

A fiscalização do licenciamento já começou em alguns estados, por isso, antes de pagar a taxa você deve estar em dia com o IPVA. O Imposto sobre Propriedade de Veículos é um encargo estadual e cobrado anualmente. O valor e a data de validade do imposto varia de acordo com o estado em que você reside e é obrigatória caso possua algum veículo. Entretanto, ao emitir o documento você pode pagá-lo parcelado ou em uma taxa única. 

Contudo, é importante quitar este débito pois sem ele você fica impedido de fazer o licenciamento, o que é considerado uma infração de trânsito. Dessa forma, se você ainda não pagou o imposto, deve emitir uma nova guia com correção de juros através do site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado. 

DPVAT 

O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículo teve o seu segundo ano de isenção. Por isso, se você não tiver pago o imposto, não se preocupe. O Conselho Nacional de Seguros, vinculado ao Ministério da Economia, aprovou em janeiro deste ano a liberação do seguro. 

CRLV

Após regular suas multas e quitar o IPVA do seu veículo, você vai obter o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo. Ele é um documento obrigatório cobrado anualmente que garante a circulação do seu automóvel em ruas e estradas. Diante disso, é importante que você tenha conhecimento sobre o valor e a data de validade do imposto. Ela se difere de acordo com o Detran de cada estado e o número final da placa do veículo, por isso, consulte o site do órgão para saber quando deve fazer o pagamento. 

Ademais, não pagar a Taxa de Licenciamento acarreta em infração gravíssima, com multa de até R$ 300,00 e sete pontos na carteira. Além disso, se os demais documentos não estiverem em dia como o IPVA, você corre o risco de ter o seu carro apreendido e aí, o prejuízo é muito maior. Você não só terá que quitar os impostos e as multas, mas também pagar a quantidade de dias que o automóvel ficar detido no pátio do Detran. 

Portanto, para evitar que isso aconteça, você deve pagar o seu licenciamento o quanto antes. Para isso, acesse o site do Departamento de Trânsito, procure a opção “Documentos de veículos” e vá na opção “Imprimir CRLV”. Basta você colocar o número do Renavam presente no documento e imprimir o boleto.  Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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