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Frete CIF e FOB: como funcionam e quais são as diferenças?

Veja como funciona a logística e entenda qual das modalidades vai se adaptar melhor ao seu negócio.
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Começar um empreendimento não é fácil, é preciso pensar em muitas coisas e planejar cada detalhe de cada setor da empresa. No entanto, um dos mais importantes e que por vezes acaba não recebendo toda a atenção necessária é o da logística. Isso ocorre porque na maioria das vezes esses serviços são terceirizados. De qualquer forma, mesmo na hora de contratar as entregas é preciso conhecer suas modalidades, ou seja, você tem que saber a diferença entre frete CIF e FOB, por exemplo.

Não sabe ainda? Continue conosco neste artigo e entenda qual dos dois tipos de serviço é o mais vantajoso para cada etapa do seu negócio. Confira!

Como funciona um frete?

Antes de tudo, é importante entender como o serviço em si funciona. Apesar de parecer algo simples, alguns detalhes podem passar despercebidos, mas não se engane, eles fazem toda a diferença. Vamos começar pelo remetente, esse é o responsável pela saída do objeto. Além disso, pode ser também o emissor da nota fiscal.

Em seguida temos o tomador, que é quem paga pelo serviço. Aqui o importante é você entender que essa pessoa pode ser tanto o remetente quanto o destinatário, tudo depende do modelo contratado. Já no fim do caminho, temos o destinatário (ou recebedor). É literalmente quem recebe a encomenda, o ponto de atenção fica no fato de poder se tratar de uma pessoa física ou jurídica.

Frete CIF e FOB, como funciona cada um?

Agora que você já entendeu o caminho que o produto ou mercadoria percorre, está na hora de compreender as modalidades de serviços que podem ser escolhidas para a sua empresa. Veja:

Frete CIF

Primeiramente, o frete CIF. A sigla vem do inglês e significa “cost, insuranse and freig”, traduzindo fica “custo, seguro e frete”. Ou seja, estamos falando de um serviço que inclui como responsabilidade da mesma pessoa (ou empresa) os custos da operação, a contratação do seguro do frete e a garantia do frete em si.

Para que fique mais claro, usando os conceitos apresentados anteriormente, no frete CIF o remetente é também o tomador. Dessa forma, além de vender o produto, ele também inclui na negociação a prestação e/ou responsabilidade pela logística de entrega da mercadoria.

Frete FOB

Já o frete FOB é originário do termo “free on board”, ou “livre a bordo” em português. E isso basicamente significa que o vendedor é responsável pelos bens apenas até a etapa de remetente. Após isso, as obrigações são todas do tomador e do destinatário, sendo na maioria das vezes os dois a mesma pessoa ou instituição.

Quando cada frete é mais recomendado?

Mas e aí? Em que situações vale utilizar cada um dos serviços? Pois bem, as diferenças entre os dois podem não mudar muita coisa inicialmente, o produto vai sair do ponto “A” e chegar ao “B” de qualquer forma. Todavia, algumas questões práticas mudam completamente os cenários.

Pense conosco em um exemplo hipotético, que pode até ser o seu caso. Imagine que você é um fabricante de sapatos que vende seus produtos diretamente para o cliente final por meio de um e-comerce. Você vai providenciar as entregas dos produtos ou vai solicitar que cada cliente contrate uma empresa por conta própria para ir até você retirar os produtos? Claro que é melhor a primeira opção.

Dessa forma, podemos resumir que o Frete CIF é mais vantajoso para quem trabalha com B2C (empresa para consumidor). Assim, principalmente considerando a grande escala de saídas, é possível firmar parcerias com empresas especializadas em entregas.

Já para quem trabalha com B2B, o frete FOB pode ser mais interessante. Vamos a mais um exemplo, imagine que você também possui uma fábrica de sapatos, mas nesse caso fornece os produtos para lojas revendedoras. Vale mais produzir os lotes e armazenar. Após isso, os lojistas vão contratar o transporte mais benéficos para que busquem as encomendas prontas na fábrica e levem até às lojas.

Quem paga?

Bom, independentemente da modalidade, o mais comum é que o destinatário dos bens pague pelo serviço de frete. Todavia, há uma diferença em relação aos fretes CIF e FOB. No primeiro modelo, por exemplo, é comum que os custos já estejam incluídos nas negociações do próprio produto. Assim, o vendedor apenas faz o repasse para a empresa de entregas (isso quando não é ela mesma quem realiza o frete).

Já no caso do frete FOB, o destinatário também paga. Entretanto, o contrato ocorre diretamente com a empresa transportadora, o remetente é responsável apenas pela produção e venda do material. No máximo ocorrem contatos para combinar as questões que envolvem a retirada dos bens.

Como economizar no frete CIF e FOB?

Agora que você já entendeu tudo sobre as duas modalidades, está na hora de contratar o serviço. O problema é que muitas vezes, principalmente se tratando de empresas que movimentam grandes quantidades de materiais, os preços dos fretes assustam. Por isso, uma boa opção é buscar maneiras de parcelar os montantes.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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