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Gastos sazonais: o que são e como funcionam?

Entenda de uma vez por todas o que é essa cobrança que complica a vida financeira de muitos brasileiros.
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Os gastos com impostos e material escolar são o que leva muitas famílias a perderem o controle financeiro no começo do ano. Os chamados gastos sazonais, são aquelas despesas que não fazem parte do orçamento fixo, mas que quando aparecem, causam uma grande desestabilidade financeira. Por isso, neste artigo, vamos entender melhor o que são esses gastos e como ter uma boa organização financeira pode facilitar a vida de muitas pessoas. Confira! 

O que são gastos sazonais? 

Como dito anteriormente, são aquelas despesas que não fazem parte do gasto fixo como boletos de água e energia elétrica. Normalmente, os gastos sazonais se classificam como as cobranças de impostos que acontecem todo começo de ano como o IPTU e o IPVA. Além disso, essa cobrança também pode  aparecer como um imprevisto. Um carro pode estragar, uma festa de aniversário pode surgir, entre outras situações.  Dessa forma, é sempre bom manter uma boa organização com os gastos, para que o orçamento não seja tão prejudicado nesta época do ano.

Como lidar com esses gastos? 

Normalmente, se a pessoa possui um veículo registrado em seu nome, sabe que no começo do ano vai ter que pagar o IPVA. O mesmo se aplica para quem tem uma casa própria e precisa quitar o IPTU, ou que os filhos que vão precisar de materiais escolares. Portanto, é sugerido que um levantamento seja realizado com os possíveis valores cobrados dessas despesas. Dessa forma, vai ser uma maneira de ter uma estimativa de quanto de dinheiro será preciso reservar. 

Planejamento financeiro é o ideal? 

Sim, ter um planejamento financeiro pode ajudar muitas pessoas a não perderem o controle financeiro de suas despesas. Nele, é recomendado colocar todos os gastos fixos mensais e, eventualmente, os sazonais que o contribuinte tem a certeza que serão cobrados. Entretanto, imprevistos podem acontecer, e é importante que se crie o hábito  de ter uma reserva financeira para eventuais situações. Assim, será uma maneira de evitar que os gastos sazonais influenciem de forma negativa no orçamento mensal de cada pessoa. 

Método 50-15-35 

Uma forma de ter um bom controle financeiro é através do método 50-15-35. Entretanto, cabe a cada pessoa verificar se essa técnica se encaixa no seu estilo de vida. Diante disso, esse método está relacionado à porcentagem de divisão de um salário para cobrir todas as despesas. 

Com isso, 50% está destinado para gastos essenciais como aluguel, contas de água, luz e telefone. Os outros 15% devem ser reservados para as prioridades financeiras, que nada mais é do que a quitação de dívidas. Entretanto, se a pessoa quer aplicar em algum fundo de investimento, esse valor pode ser usado com esta finalidade. Por fim, os 35% são separados para as despesas do “estilo de vida” como por exemplo, ir ao cinema, comprar roupa ou sair para jantar.

Portanto, ter um planejamento financeiro evita que os gastos sazonais façam uma bagunça na vida financeira de qualquer pessoa. E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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