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Golpe da mão fantasma: 3 dicas para se prevenir

A fraude está cada vez mais comum no Brasil e já diversas vitimas. Confira como se proteger!
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Imagina receber uma ligação de pessoas se passando por funcionários do seu banco ou instituição financeira e, em seguida, ter todo o dinheiro retirado da sua conta bancária? Isso pode acontecer e tem nome: golpe da mão fantasma. À primeira vista é de se desconfiar, porém, os criminosos usam táticas e tecnologias que acabam deixando a situação bem real. Esse crime está se tornando comum no Brasil e de acordo com a Polícia Federal, já fez cerca de 40 mil vítimas no país. 

Nesse sentido, é preciso ficar atento e se proteger de todas as formas que forem possíveis. Então, para te ajudar a não cair nessa fraude, vamos te explicar como  o golpe da mão fantasma funciona e dar 3 dicas de como cuidar do seu dinheiro em conta. Confira!

O que é o golpe da mão fantasma?

Antes de tudo vamos a explicação do conceito. O golpe da mão fantasma é um tipo de fraude em que os criminosos te convencem a instalar aplicativos no celular e, por meio deles, conseguem acesso livre as suas contas bancárias. Todo o dinheiro é transferido depois que o acesso é liberado pelo aplicativo.

Como funciona?

A princípio, tudo é feito por meio de ligação telefônica. Primeiramente os criminosos ligam alertando sobre supostas movimentações estranhas que estão acontecendo na sua conta bancária. Em seguida, pedem para que você instale um aplicativo específico, esse aplicativo dará acesso ao celular, dados pessoais e contas bancárias. Por fim, o dinheiro disponível em conta é transferido para terceiros. Além disso, o cartão virtual é usado para fazer compras. 

Juntamente com a ligação, SMS, e-mails ou outros tipos de mensagens, como o Whatsapp, por exemplo, também são meios usados para a aplicação do golpe. Neste caso, os criminosos pedem para que você instale o aplicativo para aumentar a segurança da sua cona bancária. 

Como se proteger?

1. Desconfie sempre

Os bancos e instituições financeiras nunca ligam solicitando informações pessoais ou a instalação de aplicativos. Além disso, links só são enviados caso o próprio cliente tenha pedido. Nesse sentido, caso aconteça, entre em contato imediatamente com o seu banco ou vá até a agência mais próxima para obter informações seguras. 

2. Não clique em qualquer link

A princípio o mais recomendado é não clicar em links desconhecidos ou que tenha muitos caracteres incomuns, por exemplo. No caso dos aplicativos, evite instalar aqueles que são desconhecidos e só faça a instalação por meio da loja oficial do sistema operacional do seu celular, ou seja, Play Store, no caso dos Androids, ou App Store, no caso do IOS.

3. Reforce as suas senhas

Antes de mais nada é preciso prestar muita atenção em suas senhas. Evite usar senhas iguais, opte por combinações diferentes para cada aplicativo, cartão e logins em sites. Além disso, você deve usar e abusar das ferramentas de segurança disponibilizadas pelo próprio celular. Configure o dispositivo para solicitar uma senha sempre que algum aplicativo bancário for acessado. Por fim, jamais deixe suas senhas anotadas no próprio celular. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Quer receber mais conteúdos como esse ou receber em primeira mão as atualizações sobre o tema? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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