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Golpe da maquininha de cartão: saiba como identificar

Entenda aqui como essa fraude acontece e não corra o risco de ser enganado(a) ao passar seu cartão!
2 min. de leitura
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Diariamente surgem novos golpes envolvendo cartão de crédito e muitas vezes só a atenção não é o suficiente. É preciso entender como essas fraudes funcionam para evitar que elas aconteçam com você ou com alguém próximo. No momento, uma prática que está fazendo novas vítimas todos os dias é o golpe da maquininha.

Esse crime consiste no uso de máquinas de cartão de crédito adulteradas. Assim, o criminoso coloca um alto valor de pagamento, mas as casas da centena e do milhar não ficam visíveis ao usuário. Assim, o cliente acha que está pagando a quantia certa, mas um montante muito maior sai de sua conta. O golpe da maquininha é comum principalmente em corridas de aplicativo e pedidos de delivery.

Então, descubra abaixo como identificar essa fraude e aprenda como não cair no golpe.

Como o golpe da maquininha funciona?

Nessa situação, os criminosos adulteram a máquina de cartão de crédito, geralmente na parte do visor. Com isso, o valor total da transação não fica visível para o pagante. Ou seja, a pessoa acredita que está pagando a quantia correta, mas acaba caindo no golpe e precisa correr atrás de reaver o dinheiro.

Por exemplo, o seu delivery ficou no valor de R$15,99. Na hora do pagamento, já com o equipamento nas condições necessárias para o crime, o atendente coloca a quantia de R$2.015,99 para ser quitada. Assim, como a visualização na tela está alterada, você acha que está tudo nos conformes e só depois percebe o prejuízo de 2 mil reais, nesse caso.

Como identificar a fraude?

Não é simples, pois diferentemente de outros golpes a maquininha de cartão mostra os números, só não por completo. Então, é preciso, antes de tudo, desconfiar. Sempre olhe bem para o equipamento de pagamento, veja se não há qualquer tipo de falha na tela e se ela parece estar em boas condições.

Contudo, muitas vezes não é possível identificar. Por isso, sempre que realizar um pagamento no cartão, logo em seguida confira o extrato no aplicativo do seu banco. Dessa maneira, você pode instantaneamente questionar a pessoa ou estabelecimento e solicitar o cancelamento da operação.

Como evitar o golpe da maquininha?

Uma das opções é evitar usar o seu cartão em lugares que não passam confiança. Nesse caso, busque outras alternativas de pagamento. Se a compra era no débito, opte pelo PIX, pois é você quem informa o valor. Já no caso do crédito, principalmente quando se tratar de um serviço de aplicativo, busque pagar pela própria plataforma. Assim as empresas, como Uber e iFood, é que serão as responsáveis pela transação.

Outra maneira de evitar esse golpe é mudar os limites do seu cartão. Hoje em dia, a maioria dos bancos permite uma personalização dos valores que os cartões passam, seja em uma modalidade específica (débito e crédito) ou na aproximação. Se achar necessário, entre em contato com a instituição financeira responsável e veja quais são as opções para o seu cartão. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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