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Golpe do 0800: o que fazer para se proteger?

Entenda o que é, como funciona e como você pode evitar de cair no golpe. Se informe sobre o tema e não corra esse risco!
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Sabemos que é chato, todo dia um golpe novo para você conhecer, se atentar e se prevenir. Mas não há o que fazer, os criminosos estão sempre sofisticando os métodos para te enganar, roubar seus dados e seu suado dinheiro. Por isso, o caminho é apenas um: informação! Contudo, muitas vezes esse conhecimento só aparece depois que você já caiu na cilada. No momento, por exemplo, o golpe do 0800 é um dos mais efetivos e que mais prejudica os trabalhadores brasileiros.

Então, é preciso entendê-lo para evitar a complicação na sua vida e na de seus conhecidos. Continue conosco neste artigo e compartilhe as informações para juntos acabarmos com esse golpe. Confira!

O que é o golpe do 0800?

É uma prática que começou a ficar frequente no ano de 2019 e está cada vez mais comum. O meio é o telefone celular e a intenção é bem clara: acessar os dados bancários, principalmente o ou os cartões de crédito do alvo. Assim, em posse de todos os números, os criminosos conseguem realizar diversas compras até estourar o limite da pessoa. Além disso, por terem todas as informações, fica ainda mais difícil rastrear e contestar os pagamentos.

E como funciona?

Bom, o golpe do 0800 ocorre em etapas, o que, em muitos casos, é um grande problema para as vítimas em potencial desse crime. Em um primeiro momento, a pessoa recebe uma mensagem via SMS, geralmente de um número curto para passar credibilidade. O conteúdo do comunicado é o aviso de uma transação realizada no cartão de crédito e um link ou número de telefone (um 0800).

Dessa forma, a pessoa se assusta e entra em contato com número para resolver a situação. E é aí que mora o golpe. A mensagem é falsa, mas o mais importante, o 0800 também é. Com isso, você vai estar falando não com o banco, mas com os criminosos se passando por ele. Feita a ligação, os golpistas vão pedir diversos dados com a afirmação de que irão cancelar o cartão que foi clonado.

Como evitar o golpe do 0800?

Agora que você já entendeu como ele funciona, fica bem mais fácil se esquivar. E o segredo é esse mesmo, conhecendo a mecânica do golpe fica bem mais difícil ser uma vítima. No entanto, algumas dicas mais práticas e diretas podem ser bem valiosas. Veja:

  • Desconfie de qualquer mensagem relacionada a finanças e cartão de crédito que você receber;
  • Não clique em links que você receber de números desconhecidos;
  • Caso esteja com suspeita de qualquer irregularidade envolvendo o banco que você é cliente, busque os canais oficiais de atendimento;
  • Não forneça os números do seu cartão e principalmente o código que fica na parte de trás dele;
  • No caso de receber uma mensagem como a do golpe do 0800, confira no app do seu banco se realmente uma compra indevida aconteceu.

No final das contas não é tão difícil, todos os bancos e instituições financeiras possuem canais oficiais de atendimento dispostos a sanar as dúvidas de seus clientes. Não hesite em procurá-los para conferir qualquer situação.

Mesmo assim eu caí, o que fazer?

A primeira coisa a se fazer nessa situação é aí sim procurar o contato oficial da instituição para solicitar o real cancelamento do seu cartão e, se necessário, contestar compras já realizadas. Em seguida, você não pode deixar de ir às autoridades, faça o Boletim de Ocorrência. Isso não só será útil para comprovar para o banco que você foi vítima de um golpe, como servirá para evitar que outras pessoas passem pelo mesmo inconveniente.

Olha, tem informações aí que eu não fazia ideia. Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como esse? Fique atento ao nosso blog! Todos os dias saem artigos fresquinhos e com temas super atuais.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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