Atualmente um novo golpe está assustando os brasileiros que saem pelas ruas do país. No “golpe do limpa tudo”,  basta o celular nas mãos erradas para que o estrago seja feito. A princípio funciona assim: os criminosos roubam o aparelho telefone, descobrem as senhas dos aplicativos de bancos, das ferramentas financeiras e das redes sociais e começam a aplicar golpes nos contatos disponiveis. Além disso, inúmeras transações são feitas até que o dinheiro disponível em conta acabe ou o aplicativo bancário seja bloqueado. 

Os acontecimentos são relativamente novos, ou seja, nem os bancos, nem os clientes sabem ao certo como agir. O que se sabe é que para se proteger e conseguir manter o dinheiro a salvo é preciso ser rápido. Então, pensando nisso, vamos te mostrar como se prevenir do golpe e recuperar o dinheiro roubado, se esse for o caso. Confira! 

Como se proteger? 

Antes de tudo, tome cuidado ao usar o celular na rua. Em seguida, preste atenção em como você deixa os aplicativos bancários no aparelho. O ideal é nunca deixar nenhuma ferramenta aberta, ou seja: não esqueça de clicar em “sair” depois de usar o app. Além disso, use e abuse das senhas. Aproveite se seu dispositivo possibilita o uso de códigos para acessar os aplicativos.  Depois que tiver dado os primeiros passos, uma outra dica é manter instalado somente um aplicativo de banco caso você tenha mais de um. 

É importante também prestar atenção nas senhas que você usa, além de não deixá-las anotadas no seu celular. Você pode também ativar a opção “PIN do SIM” do chip diretamente com a operadora do seu telefone. 

Fui roubado, e agora?

Atualmente a teologia coopera com algumas opções para proteger seus dados e dinheiro no caso de ter o celular roubado ou furtado. Veja o que fazer: 

Se seu dispositivo for Android: 

  • Acesse o site android.com/find;
  • Faça o login com seus dados;
  • Por fim, selecione a opção “limpar dispositivo”.

Se seu dispositivo for IOS: 

  • Acesse o site icloud.com
  • Entre com o seu login e senha;
  • Selecione a opção buscar iPhone;
  • Por fim, clique em apagar o dispositivo.

Além disso, entre em contato com a sua instituição bancária e solicite o bloqueio de todas as suas contas o mais rápido possível.  Também será necessário trocar as senhas das suas redes sociais e e-mail. Por último, vá até a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência ou procure a delegacia eletrônica da sua cidade no Google. 

Como recuperar o dinheiro?

De antemão, o processo é um pouco longo e demorado. Primeiramente você precisa abrir uma reclamação na sua instituição financeira. Os bancos têm um prazo de até sete dias para dar uma resposta aos clientes. Esse primeiro contato é importante para que você abra um registro e consiga um protocolo de atendimento. 

Quanto à devolução do dinheiro roubado, isso depende da política de cada instituição. Além disso, cada caso passa por uma análise profunda e detalhada. Em outras palavras, o cliente só vai receber o ressarcimento da quantia depois de uma investigação e se as instituições achar que as evidências apresentadas são suficientes. 

O que dizem os bancos?

Caixa Econômica Federal

A instituição orienta que o cliente procure o banco mais próximo imediatamente após o roubo para bloquear a conta. Se preferir, esse bloqueio pode ser feito pela internet. No caso de pedidos de devolução, o caso é de até 5 anos depois da data da transação do golpe. 

Banco do Brasil

De acordo com o banco, antes de qualquer movimentação bancária o cliente é notificado por SMS ou WhatsApp. Além disso, a instituição utiliza tecnologias para detectar transações não compatíveis com o cliente e evita aquelas que são suspeitas. Nos casos em que o cliente for vítima, o recomendado é entrar em contato com a central de atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-7290001 (demais localidades). Todas as contestações têm um prazo de resposta de até 15 dias depois do ocorrido. 

Itaú

A instituição indica procurar um banco imediatamente após o roubo para bloqueio temporário de senhas, produtos ou serviços. Os telefones do banco são 4004-4828 (regiões metropolitanas) ou 0800-9704828. Por fim, em caso de suspeita de golpe, é possível falar com o banco também pelo e-mail inspetoria@itau-unibanco.com.br. O prazo de resposta é de até três dias. 

Bradesco 

Caso perceba alguma movimentação estranha é necessário contestar a transação direto em uma agência física, levando um relato por escrito e o  boletim de ocorrência. A instituição tem até dez dias úteis para resposta. A devolução dos valores contestados acontece depois de avaliação sobre o caso. 

Santander

As vítimas devem entrar em contato com a Central de Atendimento do Santander, pelo telefone 4004-3535, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, além do SAC, no 0800-7627777. A instituição tem até dois dias úteis em casos de fraude. O banco disponibiliza para os seus clientes um seguro que custa a partir de  R$ 9,90. 

E aí, o que achou das dicas? É sempre importante se manter atualizado sobre todas as possibilidades de segurança para o seu dinheiro! Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.