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Golpe na internet: como proceder após cair em um? 

Saiba o que fazer caso seja vítima desse tipo de fraude.
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A internet é utilizada para ter acesso a informação, conectar pessoas e, principalmente, fazer transações bancárias. Contudo, com tanta tecnologia aplicada, a web se tornou um lugar onde a aplicação de golpes se tornou algo “comum”. Segundo um levantamento realizado pelo Serasa Experian, em 2021, houve um aumento de 15,6% na aplicação de golpe na internet. Além disso, no Brasil, estima-se que mais de 12 mil pessoas são vítimas de clonagem do WhatsApp. 

Esses números são preocupantes uma vez que utilizamos a internet para fazer qualquer serviço. Ademais, os avanços tecnológicos têm contribuído para que as transações bancárias ocorram da maneira mais rápida possível visando a praticidade e segurança. Contudo, ainda assim, muitos estelionatários encontram brechas para aplicarem golpes na internet, seja em aplicativos ou sites. 

Dessa maneira, é preciso que você fique sempre em alerta quando for realizar qualquer compra online. O golpe na internet pode ser aplicado através de uma invasão hacker na sua rede ou em um site adulterado que você realizou uma compra. Portanto, separamos neste artigo, alguns procedimentos que você precisa fazer caso seja uma vítima dessa fraude. Confira! 

Troque todas as senhas 

A primeira coisa que você precisa fazer após ser vítima de um golpe na internet, é alterar todas as suas senhas. Isso inclui todos os aplicativos do seu celular, assim como senhas de banco, e-mail, redes sociais etc. Essa atitude é necessária porque muitos criminosos utilizam a mesma combinação vazada (login e senha) para acessar outros lugares. Portanto, caso você use a mesma senha para acessar diversos apps, por exemplo, tem a chance de ser um alvo fácil para esse tipo de golpe. 

Faça um boletim de ocorrência 

Você pode achar que não é necessário, mas fazer um boletim de ocorrência faz diferença quando se é vítima de um golpe na internet. Caso a sua cidade não possua uma delegacia especializada em crimes cibernéticos/eletrônicos, basta fazer a ocorrência na unidade ou site da Polícia Civil. 

Outra forma de denunciar é através da SaferNet, uma ONG que possui uma Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. As denúncias são feitas de forma anônima e registradas em poucos segundos através da internet. 

Informe a sua instituição financeira 

Percebeu que foi vítima de um golpe na internet? Rapidamente acesse o seu internet banking e confira se não houve nenhuma transação como transferência bancária ou contratação de empréstimo pessoal. Caso encontre alguma transação fraudulenta, entre rapidamente em contato com o seu banco e explique o que aconteceu. 

Contudo, mesmo que você não encontre nenhuma suspeita na movimentação da sua conta, informe a instituição mesmo assim. Dessa forma você vai prevenir que danos maiores possam acontecer com seu dinheiro. 

Avise amigos e familiares 

Como dito anteriormente, milhares de pessoas têm o seu WhatsApp clonado diariamente. Sobretudo, uma das formas mais comuns que criminosos usam para aplicar golpes é se passar por você e pedir dinheiro para os contatos do seu celular. Por isso, assim que perceber que foi vítima de uma fraude, avise rapidamente seus amigos e familiares para que eles possam ficar em alerta. Com a chegada do Pix, esse tipo de crime ficou ainda mais fácil de ser aplicado. Portanto, deixe toda a sua rede pessoal informada sobre o ocorrido. 

Como me proteger contra golpes? 

Mesmo que você não seja vítima de um golpe na internet, algumas medidas são tomadas para prevenir que isso ocorra. A primeira delas é evitar passar seus dados ou divulgar informações em chats com desconhecidos ou sites suspeitos. Além disso, desconfie de e-mails que trazem informações sobre como quitar dívidas rapidamente ou fazer um empréstimo fácil. Nesses casos, sempre denuncie como spam. 

Outra dica importante é verificar se o site que você está acessando é seguro. Observe se o endereço da página está correto e se ao lado do endereço da web, existe um cadeado. Esses detalhes vão te assegurar se o site em questão está protegido contra ataques cibernéticos. 

Bom, essas são apenas algumas informações que vão te ajudar caso você seja vítima de fraude. Sobretudo, manter a sua segurança e a dos seus dados na internet é primordial para evitar que isso aconteça. Ou seja, sempre opte por realizar suas transações em plataformas seguras. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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