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Golpe no saque extraordinário do FGTS: saiba como funciona

Fraude é aplicada por criminosos que utilizam dados vazados para acessar a conta dos trabalhadores.
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O saque extraordinário do FGTS está em vigor desde abril deste ano e contempla cerca de 42 milhões de brasileiros. Com pagamento previsto para até o dia 15 de junho, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, o valor limite para saque é de até R$ 1 mil, considerando a soma de todos os saldos disponíveis na conta do Fundo de Garantia do cidadão. 

Contudo, ao consultar o saldo do FGTS, muitas pessoas acabam sendo surpreendidas ao perceberem que foram vítimas de um golpe. Dessa forma, separamos neste artigo algumas informações sobre como essa fraude funciona e as formas de se proteger contra ela. Confira! 

Como funciona o golpe no FGTS? 

O golpe no saque extraordinário do FGTS é aplicado a partir de dados vazados das vítimas na internet. O benefício é transferido da conta do Fundo de Garantia para o aplicativo Caixa Tem, onde o trabalhador movimenta o seu dinheiro. Diante disso, para aplicar o golpe,  basta os criminosos acessarem o app com os dados do trabalhador ou continuar o cadastro daqueles que ainda não tem o serviço. 

Dessa forma, como não é necessário ir até uma agência bancária para realizar transações na conta. Com dados como CPF e RG, os golpistas entram no aplicativo e sacam o FGTS antes do verdadeiro dono da conta. Portanto, quando o beneficiário acessa o serviço para sacar o dinheiro, encontra sua conta zerada. 

Como se proteger desse tipo de golpe? 

Para que muitas pessoas evitem cair neste tipo de golpe, é recomendado desconfiar de links compartilhados na internet que solicitem dados como CPF e RG. Além disso, sites que oferecem descontos imperdíveis ou mensagens fornecendo brindes precisam ser verificados por meio dos canais oficiais. 

Ademais, a Caixa Econômica não envia mensagens relacionadas ao saque extraordinário do FGTS solicitando senha, dados ou informações pessoais. A instituição financeira comunicou também que não envia links ou pede informações via WhatsApp, e-mail ou SMS solicitando a confirmação do dispositivo. Portanto, é uma tentativa de golpe qualquer ação com essas características.

Caí no golpe, e agora? 

Infelizmente, esse tipo de fraude vem acontecendo com bastante frequência e não é um tipo de golpe desconhecido pela população. Contudo, algumas medidas devem ser tomadas caso o beneficiário seja uma das vítimas, afinal, estamos falando de uma boa quantia em dinheiro. 

Portanto, caso o dinheiro tenha sido roubado da conta da Caixa Tem, o cidadão precisa obter evidências de que o saque não foi realizado por ele. Diante disso, é orientado fazer capturas de tela do dispositivo que confirme as divergências na conta, além do extrato bancário e dados cadastrais. A seguir, o beneficiário deve procurar uma agência da Caixa Econômica para que todas as medidas possam ser tomadas. 

Por fim, é recomendado que ao acessar o aplicativo do banco, o usuário verifique se os dados cadastrais estão corretos. E caso não tenha sido realizado o cadastro no app, é importante que seja feito o mais rápido possível para evitar pequenas brechas. Afinal, é a partir desse detalhe que os criminosos estão conseguindo aplicar o golpe no saque extraordinário do FGTS. 

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre esse golpe e como evitá-lo? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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