A transformação tecnológica trouxe possibilidades que não se imaginava há dez anos atrás, o QR Code é um exemplo. O método de acesso a sites, cardápios, links e pagamentos por meio dessa tecnologia surgiu há pouco tempo e rapidamente se popularizou, principalmente por conta da facilidade. Em 2010, por exemplo, ninguém pensava que pouco tempo depois seria possível usar a combinação da câmera de celular e um código para acessar páginas e efetuar transações bancárias. 

A princípio, a possibilidade trouxe praticidade para a vida de muitos, mas chamou a atenção de golpistas e se transformou também em preocupação. Atualmente é comum acessar sites e redes sociais de jornais e se deparar com notícias sobre crimes usando essa tecnologia. 

O QR Code era considerado um método muito seguro, mas agora o código pode ser gerado por qualquer pessoa. Nesse sentido, os criminosos se aproveitaram dessa alternativa ao passo que a ferramenta foi ficando comum. Do mesmo modo em que a tecnologia evoluiu, os riscos mudaram e hoje os golpes com QR Code são uma ameaça para todos. Por isso, antes que seja tarde, o melhor a se fazer é entender como se prevenir, então, confira o artigo para saber como funciona e como evitar essas fraudes!

Como são feitos os golpes com QR Code?

Antes de mais nada  vamos explicar como os golpes acontecem. A princípio, o mais comum consiste na prática de phishing. Em outras palavras, essa é a tática de fisgar consumidores, ou seja, as vítimas são atraídas. 

Funciona assim: o golpista passa por uma marca famosa e induz a pessoa a escanear o QR Code. Depois que o indivíduo aponta a câmera do celular para o código ele é direcionado a um link que rouba as informações do dispositivo celular. 

Esse primeiro contato do golpista com a vítima acontece principalmente através de e-mails. Geralmente são mensagens bem estruturadas, com logotipos e contatos, que acabam enganando quem não está por dentro do assunto. Os conteúdos podem variar, mas têm em comum o QR Code no fim da página. 

Como se proteger?

1. Verifique se o aplicativo ou site é oficial

Antes de tudo: desconfie de qualquer link! Atualmente é comum que os criminosos usem páginas falsas para aplicar golpes, então, sempre que for acessar algum site ou instalar algum aplicativo, confira antes se é de um site ou empresa confiável. Geralmente, páginas seguras tem um URL com HTTPS no início e um ícone de cadeado. Caso fique em dúvida, vá direto a página da empresa, sem clicar em links incluídos em e-mails ou anúncios pop-up.

2. Fuja de anúncios

Pop-ups, janelas e anúncios são meios de phishing comuns, então, nunca clique em qualquer lugar do anúncio, o ideal é clicar sempre no símbolo pequeno de  “X”, que geralmente fica no canto do anúncio.

3. Tome cuidado com e-mails e mensagens de texto

É preciso prestar muita atenção a esse tipo de conteúdo, pois empresas oficiais costumam enviá-los também. O ideal é evitar clicar em links e anexos. Além disso, jamais compartilhe informações pessoais e dados bancários. 

4. Use um antivírus

O antivírus ajuda a detectar e eliminar ameaças antes delas comprometerem suas informações e aparelhos, por isso, é importante ter um programa de antivírus instalado nos seus dispositivos, seja computador ou celular. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? É sempre bom ficar por dentro de como se manter seguro para evitar golpes! Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.