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Golpes com QR Code: como funciona e como evitar?

Confira quatro dicas para manter seus dados e seu dinheiro seguros!
2 min. de leitura
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A transformação tecnológica trouxe possibilidades que não se imaginava há dez anos atrás, o QR Code é um exemplo. O método de acesso a sites, cardápios, links e pagamentos por meio dessa tecnologia surgiu há pouco tempo e rapidamente se popularizou, principalmente por conta da facilidade. Em 2010, por exemplo, ninguém pensava que pouco tempo depois seria possível usar a combinação da câmera de celular e um código para acessar páginas e efetuar transações bancárias. 

A princípio, a possibilidade trouxe praticidade para a vida de muitos, mas chamou a atenção de golpistas e se transformou também em preocupação. Atualmente é comum acessar sites e redes sociais de jornais e se deparar com notícias sobre crimes usando essa tecnologia. 

O QR Code era considerado um método muito seguro, mas agora o código pode ser gerado por qualquer pessoa. Nesse sentido, os criminosos se aproveitaram dessa alternativa ao passo que a ferramenta foi ficando comum. Do mesmo modo em que a tecnologia evoluiu, os riscos mudaram e hoje os golpes com QR Code são uma ameaça para todos. Por isso, antes que seja tarde, o melhor a se fazer é entender como se prevenir, então, confira o artigo para saber como funciona e como evitar essas fraudes!

Como são feitos os golpes com QR Code?

Antes de mais nada  vamos explicar como os golpes acontecem. A princípio, o mais comum consiste na prática de phishing. Em outras palavras, essa é a tática de fisgar consumidores, ou seja, as vítimas são atraídas. 

Funciona assim: o golpista passa por uma marca famosa e induz a pessoa a escanear o QR Code. Depois que o indivíduo aponta a câmera do celular para o código ele é direcionado a um link que rouba as informações do dispositivo celular. 

Esse primeiro contato do golpista com a vítima acontece principalmente através de e-mails. Geralmente são mensagens bem estruturadas, com logotipos e contatos, que acabam enganando quem não está por dentro do assunto. Os conteúdos podem variar, mas têm em comum o QR Code no fim da página. 

Como se proteger?

1. Verifique se o aplicativo ou site é oficial

Antes de tudo: desconfie de qualquer link! Atualmente é comum que os criminosos usem páginas falsas para aplicar golpes, então, sempre que for acessar algum site ou instalar algum aplicativo, confira antes se é de um site ou empresa confiável. Geralmente, páginas seguras tem um URL com HTTPS no início e um ícone de cadeado. Caso fique em dúvida, vá direto a página da empresa, sem clicar em links incluídos em e-mails ou anúncios pop-up.

2. Fuja de anúncios

Pop-ups, janelas e anúncios são meios de phishing comuns, então, nunca clique em qualquer lugar do anúncio, o ideal é clicar sempre no símbolo pequeno de  “X”, que geralmente fica no canto do anúncio.

3. Tome cuidado com e-mails e mensagens de texto

É preciso prestar muita atenção a esse tipo de conteúdo, pois empresas oficiais costumam enviá-los também. O ideal é evitar clicar em links e anexos. Além disso, jamais compartilhe informações pessoais e dados bancários. 

4. Use um antivírus

O antivírus ajuda a detectar e eliminar ameaças antes delas comprometerem suas informações e aparelhos, por isso, é importante ter um programa de antivírus instalado nos seus dispositivos, seja computador ou celular. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? É sempre bom ficar por dentro de como se manter seguro para evitar golpes! Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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