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Holding: como funciona este tipo de empresa?

Descubra tudo que você precisa saber sobre as chamadas empresas mães e veja o porquê elas podem ser benéficas em diversas áreas!
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O mundo empresarial está cheio de fenômenos e situações que muitas vezes sequer ouvimos falar. Para quem não é necessariamente familiarizado, todos os termos e questões, como acionistas majoritários, rodadas de investimentos e empresas holding, podem confundir. Mas não se preocupe, estamos aqui para tentar, da forma menos complicada possível, te informar sobre os mais variados temas que envolvem empresas e finanças.

Já temos vários artigos publicados e há uma chance enorme de você encontrar vários temas do seu interesse. Hoje, vamos falar especificamente das empresas holding, o que são, como funcionam e onde atuam. Ficou curioso(a)? Continue aqui conosco e confira todas as informações!

O que é uma holding?

Apesar de aparecer assim na maioria das vezes, apenas como holding, já falamos acima que se trata de um modelo empresarial. Ou seja, você deve entender que estamos abordando um tipo específico de organização. E qual é a característica principal dessas instituições? Até porque, é preciso existir algo especial que explique uma nomenclatura e categoria própria,

Bom, para deixar mais simples, você pode enxergar uma holding como uma empresa mãe. Assim, ela acaba sendo responsável por gerir e tomar decisões referentes a outras empresas. Isso ocorre, pois é ela, a holding, que possui a maioria das ações das outras companhias. O interessante é que nesse modelo a matriz pode atuar ao mesmo tempo em diversas áreas.

Vamos a um exemplo para esclarecer. Você pode até não gostar de futebol, mas com certeza é antenado nas notícias e já ouviu falar que alguns times brasileiros estão virando empresas, como Botafogo, Cruzeiro e Vasco, as famosas SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol). E é aí que podemos ver esse modelo em ação, pois os clubes são comprados por empresas (holding) que possuem outros clubes pelo mundo (controlados pela mesma matriz – as chamadas subsidiárias).

Como funciona?

Em relação ao modelo de negócio, uma holding pode ser tanto uma Sociedade Anônima (S/A) quanto uma Limitada (LTDA). Isso vai depender de qual tipo de representação é mais benéfica, principalmente no âmbito fiscal. No entanto, todas elas, independentemente do regime jurídico, possuem acompanhamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Já no que se refere à receita, ela vem de pagamentos de lucros e dividendos advindos das subsidiárias. Outro ponto importante é a gestão. Apesar de haver uma matriz, as empresas associadas muitas vezes possuem quadros admirativos próprios, uma vez que seria difícil organizar e comandar subsidiárias de diversos ramos. De qualquer forma, as holdings se mantém ativas nas escolhas de cargos importantes.

Tipos de holding

Existem modelos diferentes de holdings, com atuações e objetivos específicos. Veja abaixo.

  • Pura: Participa apenas do capital de outras empresas;
  • Mista: Além do capital, também exerce atividade empresarial;
  • Patrimonial: Atuam principalmente na gestão de bens de pessoas ou famílias que possuem vasto patrimônio;
  • Administrativa: Busca melhorar e otimizar o controle das empresas os centralizando na holding;
  • De controle: Foca na gestão das empresas em que a holding é sócia majoritária;
  • De participação: Nesse caso a holding é sócia minoritária para que não haja conflito de interesses;
  • Familiar: Os bens e patrimônios dos membros de uma família são coordenados e controlados por uma holding.

Vantagens da modalidade

A formação de uma holding é também a criação de um grupo empresarial, ou seja, mesmo que em setores diferentes, você têm várias organizações unidas e a colaboração e integração entre elas fortalece o conglomerado. Além disso, há uma profissionalização inevitável nesse processo, pois as findicações são feitas pela matriz. Dessa forma, há um interesse maior no crescimento das subsidiárias.

Quer ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende várias dicas que podem fazer a diferença em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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