A princípio pouco se ouvia falar em investimento, esse era um universo restrito a poucos. Atualmente, graças à evolução da tecnologia, há o compartilhamento em massa de informações sobre o assunto, que possibilitou o acesso de muitos a esse segmento. Contudo, por conta da quantidade de conceitos, termos técnicos, ferramentas e possibilidades, o território ainda tem pontos desconhecidos por alguns e o  Home Broker é um deles. 

De antemão: essa é uma alternativa que pode fazer total diferença na sua carteira de investidor. Já imaginou comprar e vender diretamente na B3, a bolsa de valores do Brasil? Graças a esse sistema isso é possível! Confira o artigo a seguir e entenda o que é, como usar e quais vantagens do Home Broker para o seu bolso.

O que é Home Broker?

Antes de tudo vamos ao conceito. O termo inglês “home” significa casa, o termo “broker” significa pequeno comerciante. A ideia do Home Broker é justamente essa, tornar investidor um pequeno comerciante. Em outras palavras, essa é uma plataforma operacional que cria uma conexão direta entre o investidor e o ambiente de negociações da bolsa de valores. Além disso, é por meio dela que os indivíduos podem comprar e vender ativos diretamente no mercado financeiro, tudo por meio da internet. 

A ferramenta foi criada principalmente com o objetivo de facilitar e estimular a entrada de pessoas físicas na B3. Anteriormente, as pessoas que quisessem fazer um investimento precisavam entrar em contato com um  corretor de valores mobiliários e efetuar a compra ou vender por meio de ligação. Agora, basta um computador com internet e por fim acessar o home broker para fazer o processo. 

Como funciona?

De acordo com regras previstas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), só é possível negociar na bolsa de valores por meio de um banco de investimentos ou corretora de valores e nesse caso, esse intermédio é feito por meio do home broker. Então, basta acessar a plataforma para conseguir emitir ordens de compra e venda de ativos e ações, por exemplo. Além disso, a ferramenta funciona também como um portal de informações sobre o universo dos investimentos e por lá é possível acompanhar cotações, notícias e por último, negociações.

Como usar?

  • Primeiramente você deve abrir uma conta em uma corretora de valores. Só é possível operar no Home Broker e negociar na B3 depois que isso for feito. A corretora é a responsável por executar a ordem de compra e venda, ou seja, o pedido de negociação só é feito após isso. 
  • Em seguida, você deve navegar pela plataforma e entender quais as funcionalidades disponíveis. Isso pode mudar de corretora para corretora. Há um padrão de funcionalidades básicas, porém algumas ferramentas variam. 
  • Por fim, comece a usar. Se familiarizou com a plataforma? Então chegou a hora de pôr a mão na massa. 

Quais as principais funcionalidades do Home Broker?

Como explicado anteriormente, isso pode mudar conforme o banco ou corretora que estiver com o contrato, mas as principais são:

  • Envio de ordens de compra e venda;
  • Acesso ao livro de ofertas dos ativos e derivativos;
  • Consulta às cotações em tempo real;
  • Consulta às ordens enviadas, canceladas ou executadas;
  • Consulta aos investimentos que estão sob a custódia do investidor;
  • Lista das ações com maior percentual de alta no dia;
  • Lista das ações com maior percentual de baixa no dia;
  • Lista das ações mais negociadas naquele pregão;
  • Lista das ações com maior volume financeiro negociado.

Quais as vantagens do Home Broker?

Entre as principais vantagens estão: a segurança das operações; a autonomia que o investidor tem; a redução de burocracias e intermediações; a facilidade e mobilidade oferecida ao investidor, que pode negociar de qualquer lugar e a qualquer momento; e por fim a possibilidade de uso de ferramentas diversas para organizar as operações financeiras. 

Como escolher a melhor plataforma?

Conheça a instituição 

Antes de tudo, dê um Google. Procure por corretoras de confiança e boa reputação. Além disso, leia bem o contrato e as letrinhas miúdas para entender qual a melhor opção para você, seus objetivos e seu bolso. 

Veja custos para operar

Algumas alternativas oferecem mais descontos e vantagens para quem faz operações com mais frequência ou para quem movimenta altos valores. O indicado é escolher essas alternativas. 

Há suporte e atendimento eficiente?

É super importante verificar se o cliente recebe a devida atenção. Por se tratar de uma plataforma online, pode acontecer de a internet cair quando você estiver no meio de uma operação. Nesse sentido, é importante ter um canal fácil de comunicação com a corretora. 

Avaliar a estabilidade plataforma

Do que adianta ter conhecimento de mercado, agilidade, e autonomia para fazer suas próprias operações no universo dos investimentos se a plataforma não permitir que você faça isso com consistência? Troque experiências com outros clientes para verificar se a plataforma é estável! E aí, esclarecemos as suas dúvidas?  Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.