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Home Broker: o que é e como usar?

Se usada da forma correta, a ferramenta pode fazer muito bem para o seu bolso. Confira quais são as vantagens!
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A princípio pouco se ouvia falar em investimento, esse era um universo restrito a poucos. Atualmente, graças à evolução da tecnologia, há o compartilhamento em massa de informações sobre o assunto, que possibilitou o acesso de muitos a esse segmento. Contudo, por conta da quantidade de conceitos, termos técnicos, ferramentas e possibilidades, o território ainda tem pontos desconhecidos por alguns e o  Home Broker é um deles. 

De antemão: essa é uma alternativa que pode fazer total diferença na sua carteira de investidor. Já imaginou comprar e vender diretamente na B3, a bolsa de valores do Brasil? Graças a esse sistema isso é possível! Confira o artigo a seguir e entenda o que é, como usar e quais vantagens do Home Broker para o seu bolso.

O que é Home Broker?

Antes de tudo vamos ao conceito. O termo inglês “home” significa casa, o termo “broker” significa pequeno comerciante. A ideia do Home Broker é justamente essa, tornar investidor um pequeno comerciante. Em outras palavras, essa é uma plataforma operacional que cria uma conexão direta entre o investidor e o ambiente de negociações da bolsa de valores. Além disso, é por meio dela que os indivíduos podem comprar e vender ativos diretamente no mercado financeiro, tudo por meio da internet. 

A ferramenta foi criada principalmente com o objetivo de facilitar e estimular a entrada de pessoas físicas na B3. Anteriormente, as pessoas que quisessem fazer um investimento precisavam entrar em contato com um  corretor de valores mobiliários e efetuar a compra ou vender por meio de ligação. Agora, basta um computador com internet e por fim acessar o home broker para fazer o processo. 

Como funciona?

De acordo com regras previstas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), só é possível negociar na bolsa de valores por meio de um banco de investimentos ou corretora de valores e nesse caso, esse intermédio é feito por meio do home broker. Então, basta acessar a plataforma para conseguir emitir ordens de compra e venda de ativos e ações, por exemplo. Além disso, a ferramenta funciona também como um portal de informações sobre o universo dos investimentos e por lá é possível acompanhar cotações, notícias e por último, negociações.

Como usar?

  • Primeiramente você deve abrir uma conta em uma corretora de valores. Só é possível operar no Home Broker e negociar na B3 depois que isso for feito. A corretora é a responsável por executar a ordem de compra e venda, ou seja, o pedido de negociação só é feito após isso. 
  • Em seguida, você deve navegar pela plataforma e entender quais as funcionalidades disponíveis. Isso pode mudar de corretora para corretora. Há um padrão de funcionalidades básicas, porém algumas ferramentas variam. 
  • Por fim, comece a usar. Se familiarizou com a plataforma? Então chegou a hora de pôr a mão na massa. 

Quais as principais funcionalidades do Home Broker?

Como explicado anteriormente, isso pode mudar conforme o banco ou corretora que estiver com o contrato, mas as principais são:

  • Envio de ordens de compra e venda;
  • Acesso ao livro de ofertas dos ativos e derivativos;
  • Consulta às cotações em tempo real;
  • Consulta às ordens enviadas, canceladas ou executadas;
  • Consulta aos investimentos que estão sob a custódia do investidor;
  • Lista das ações com maior percentual de alta no dia;
  • Lista das ações com maior percentual de baixa no dia;
  • Lista das ações mais negociadas naquele pregão;
  • Lista das ações com maior volume financeiro negociado.

Quais as vantagens do Home Broker?

Entre as principais vantagens estão: a segurança das operações; a autonomia que o investidor tem; a redução de burocracias e intermediações; a facilidade e mobilidade oferecida ao investidor, que pode negociar de qualquer lugar e a qualquer momento; e por fim a possibilidade de uso de ferramentas diversas para organizar as operações financeiras. 

Como escolher a melhor plataforma?

Conheça a instituição 

Antes de tudo, dê um Google. Procure por corretoras de confiança e boa reputação. Além disso, leia bem o contrato e as letrinhas miúdas para entender qual a melhor opção para você, seus objetivos e seu bolso. 

Veja custos para operar

Algumas alternativas oferecem mais descontos e vantagens para quem faz operações com mais frequência ou para quem movimenta altos valores. O indicado é escolher essas alternativas. 

Há suporte e atendimento eficiente?

É super importante verificar se o cliente recebe a devida atenção. Por se tratar de uma plataforma online, pode acontecer de a internet cair quando você estiver no meio de uma operação. Nesse sentido, é importante ter um canal fácil de comunicação com a corretora. 

Avaliar a estabilidade plataforma

Do que adianta ter conhecimento de mercado, agilidade, e autonomia para fazer suas próprias operações no universo dos investimentos se a plataforma não permitir que você faça isso com consistência? Troque experiências com outros clientes para verificar se a plataforma é estável! E aí, esclarecemos as suas dúvidas?  Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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