Certamente você já ouviu falar em Ibovespa, principalmente se está inserido no universo dos investimentos. Porém, mesmo não estando, frequentemente o termo aparece nas timelines das redes sociais e vira assunto em noticiário por ser um dos indicadores mais importantes e influentes no mercado financeiro. Em outras palavras, o índice funciona como um termômetro, ou seja, cada subida ou queda de desempenho da taxa impacta as suas ações e, consequentemente, o seu bolso. 

Então, se você é um investidor ou pretende começar a investir algum dia é importante que esteja por dentro do assunto, do contrário, pode se prejudicar. A boa notícia é que estamos aqui para te ajudar! No artigo a seguir vamos te explicar o que é, para que serve, como funciona e como usar a Ibovespa ao seu favor. Confira!

O que é Ibovespa?

Antes de tudo vamos entender do que se trata o termo. Atualmente o Ibovespa, ou seja, a Bolsa de Valores de São Paulo,  é o principal índice da Bolsa de Valores Brasileira (B3) e tem como função sobretudo indicar o desempenho das ações mais importantes do mercado.  Em outras palavras, índice é um tipo de “portfólio” que permite acompanhar a cotação das ações que fazem parte da bolsa. 

Qual a importância?

O índice é importante principalmente para os investidores, já que ele “traduz” o comportamento e a situação das ações negociadas na B3. Porém, sua importância se expande também a todo o mercado financeiro por funcionar como um termômetro, ou seja, através do ibovespa é possível analisar a situação econômica do país. 

Em outras palavras, na prática a ferramenta serve como parâmetro para quem investe em ativos, já que por meio dela é possível entender o comportamento das empresas na bolsa. 

Como funciona?

Atualmente o Ibovespa tem os pontos calculados com base no valor em reais das ações que fazem parte da bolsa. Cada ponto equivale a 1 real. Então, por exemplo, se ele está em 150 mil pontos o preço da carteira de ações líquidas da B3 está em R$ 150 mil.

Porém, é importante entender que apesar da pontuação ser importante para compreender a valorização, desvalorização, altas e quedas, o mais relevante é a variação dessa pontuação. Ou seja, as oscilações, sejam positivas ou negativas, servem como um indicador de desempenho de ações. Nesse sentido, o índice é medido a partir da cotação de todas as ações que o compõem.

Como operar o Ibovespa?

Não é possível investir diretamente no Ibovespa, o que você consegue fazer é investir em opções ligados a bolsa, como por exemplo:

Contratos de Índice

Tem como base o índice do Ibovespa e é negociado com uma data de vencimento predeterminado. A cotação equivale aos pontos da bolsa, ou seja, a cada um ponto R$1 real.

Minicontratos de Índice

Também tem como base a pontuação do Ibovespa. As negociações são feitas visando o mercado futuro, com vencimento bimestral. 

ETFs

Esses são fundos de índices negociados em Bolsa e tem um determinado índice como referência. No Ibovespa o ETF corresponde ao BOVA11.  

Como interpretar uma alta ou queda?

De antemão, o Ibovespa em alta significa coisa boa! Em outras palavras, o índice em seu patamar elevado mostra um momento positivo para o mercado de capitais do país, ou seja, que as empresas estão crescendo e as ações valorizando. Do contrário, quando está em queda significa que o mercado está desfavorável e não é um bom momento para comprar e investir em ativos. 

Como acompanhar o Ibovespa?

Graças a tecnologia, agora você pode acompanhar tudo online, da palma da sua mão e em tempo real. A atualização do Ibovespa acontece a cada 30 segundos. Para acessar, você precisa ter uma conta em uma corretora de valores. Contudo, também é possível acompanhar as taxas de forma mais superficial através do Google +, basta digitar “Ibovespa” na barra de pesquisa. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Investir é correr riscos, e quanto mais conhecimento no assunto você tiver, menos perigo vai correr. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.