Você com certeza possui muitas dúvidas sobre o Imposto de Renda e toda a burocracia envolvida nesse processo. Com isso, você também já deve ter pesquisado muito sobre essa tributação para realizar os procedimentos sem problemas e não se complicar. Mas afinal, o que acontece com quem deixa de declarar à Receita Federal?

Existe uma série de penalidades para quem não cumpre esse dever legal. Elas vão de multas, passam por suspensão do CPF e podem culminar até na prisão do cidadão. Sabendo disso, fica clara a importância de estar em dia com o Leão.

Mesmo assim, vale entender as situações adversas, seja para solucionar um problema existente ou evitar um futuro. Por isso, leia abaixo o que ocorre com quem deixa de declarar o IR.

Multas

A primeira medida para quem não declara o IR dentro do prazo é a cobrança de multas. Inicialmente, o valor é de R$165,74 para quem não precisa pagar o imposto. No caso dos contribuintes que possuem algum débito, o montante é calculado sobre a taxação. Os juros começam em 1% e podem chegar a 20%.

CPF suspenso

Outra consequência imediata é a suspensão do Cadastro de Pessoa Física. Ou seja, toda vez que você for consultar seu documento ele aparecerá como Pendente de Regularização. Dessa forma, muitos procedimentos ficarão inacessíveis no seu nome. Entre eles:

  • Tirar passaporte;
  • Se matricular em uma faculdade;
  • Solicitar cartões de créditos;
  • Realizar financiamentos.

Prisão

Por fim, a maior complicação para quem não declara o Imposto de Renda é a reclusão. Entretanto, para que essa pena drástica seja aplicada é preciso que o caso seja extremamente grave. Geralmente, isso só acontece quando a pessoa não cumpre com a obrigação legal por mais de uma vez ou o valor devido é muito alto. Além disso, a situação precisa passar por um processo administrativo por crime de sonegação.

Portanto, é extremamente prejudicial ficar em débito com a Receita Federal. Sabendo disso, busque sempre cumprir os procedimentos da justiça com êxito. Assim, você vai manter sua consciência limpa, e evitar toda essa dor de cabeça. Quer ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende várias dicas que podem fazer a diferença em sua vida financeira.