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Inflação: o que é e como ela afeta o seu bolso?

Tire todas as dúvidas sobre esse termo e como ele impacta o seu planejamento financeiro. Confira!
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Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre o termo inflação. Seja nas páginas dos jornais ou noticiários da TV, esse é um tema bastante discutido por especialistas pois interfere diretamente na economia do país. E, consequentemente, afeta o seu poder de compra como consumidor. 

Dessa forma, separamos as informações mais importantes sobre a inflação e como ela está presente no seu dia a dia. Afinal, entender sobre o assunto é fundamental para ter mais controle sobre a sua vida financeira. Vamos lá?! 

O que é inflação? 

Nada mais é do que o crescimento generalizado de preços de bens e serviços. Logo, a inflação significa o aumento do seu custo de vida e redução do poder aquisitivo. Por exemplo, você foi ao supermercado e comprou 1kg de carne por R$ 15,00. No próximo mês, esse mesmo produto vai estar valendo R$ 25,00. Isso é inflação. 

Não só os produtos de consumo geral como alimentos, carnes e verduras sofrem com esse aumento. Outros itens como aluguel, automóveis e a mensalidade da faculdade também sofrem com esse impacto. Por isso, é importante que você entenda o que é inflação para poder controlar os seus gastos. 

O que causa a inflação? 

Você deve estar se perguntando “o que causa esse aumento nos produtos?”. Bom, o aumento dos índices de inflação pode ser influenciado por diferentes fatores. Eles são, geralmente, causados por dois fatores principais. 

Aumento entre oferta e demanda 

Essa é a causa mais comum de gerar inflação e é bem simples de se entender. Quando há pouca quantidade de certo produto que muitas pessoas querem consumir. O preço desse produto sofre um aumento para tentar equilibrar a oferta com a procura. 

Por exemplo, durante a pandemia, o preço dos computadores sofreu um aumento. Isso se deve pela alta procura pelo objeto, devido às atividades exercidas em home office causadas pela quarentena. Portanto, quanto maior for a procura, maior é a tendência do produto aumentar o seu preço. 

Aumento nos custos da produção 

Esse tipo de inflação está diretamente relacionado ao preço final de um produto. Normalmente, isso acontece devido aos altos custos de produção, impostos, salários ou até dívidas. Todos esses gastos são passados para você, consumidor. Por exemplo, o preço do combustível aumentou devido ao aumento do dólar e do barril de petróleo. Logo, para que você tenha acesso a esse produto nos postos de gasolina, todo um trajeto tem que ser feito. Portanto, você também paga a mais por isso. 

Como a inflação afeta o meu bolso? 

Resumidamente, o seu dinheiro perde valor com a inflação em alta. E, consequentemente, você perde o poder de compra ao longo do tempo. O maior desafio é conseguir economizar ou tentar manter o seu padrão de vida com o aumento dos preços. Geralmente, os valores mudam dependendo de cada categoria, seja na alimentação, combustível ou moradia. Contudo, o seu salário não consegue acompanhar essas mudanças e gera maior impacto no seu bolso. 

Portanto, é preciso que você fique atento quanto ao aumento da inflação para ela não afetar drasticamente o seu planejamento financeiro. Além disso, acompanhe com frequências as notícias sobre economia e saiba quais despesas você pode economizar. Dessa forma, você não será tão atingido assim pela inflação.  Quer ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende várias dicas que podem fazer a diferença em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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