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Infrações de trânsito: 5 dúvidas sobre o tema

Será que você pode ter a habilitação suspensa? Te respondemos essa e outras 4 dúvidas. Confira!
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Dirigir envolve muitas regras. Usar o cinto de segurança e evitar a utilização do celular ao volante são algumas delas, por exemplo. O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) é extenso, por isso, muitos motoristas nem sempre estão bem informados e frequentemente têm dúvidas a respeito das infrações de trânsito. 

Segundo dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), o maior número de multas no Brasil são por excesso de velocidade, por avançar o sinal vermelho, pela falta de uso de segurança e, por último, por estacionar em lugares proibidos. Antes de tudo é preciso lembrar que qualquer erro cometido ao volante pode colocar a sua vida e a de outros motoristas em risco. Além disso, as infrações podem pesar no orçamento e te impossibilitar de dirigir.

É bom evitar o risco né?! E para te deixar bem informado sobre o assunto, esclarecemos 5 dúvidas a respeito das infrações de trânsito. Confira!

3. Quais os tipos de infração?

Primeiramente vamos ao conceito. As infrações de trânsito são toda e qualquer desobediência ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Esses delitos são divididos em quatro tipos: leves, médios, graves e gravíssimos. Ou seja, quanto mais grave for a desobediência, mais grave será a infração e mais cara será a multa. 

2. E os pontos?

O CTB passou por alterações em abril de 2021 e uma delas foi o aumento do número de pontos permitidos na CNH, que foi de 20 para 40, mas pode variar de acordo com o histórico do motorista.  Atualmente o sistema funciona assim: os 40 pontos ficam somente para os condutores que não cometeram nenhuma infração gravíssima. Se o condutor tiver uma infração desse tipo, sua pontuação cai para 30, se houver duas cai para 20 pontos. 

Os pontos variam de acordo com o tipo de infração. Se a infração for leve a CNH ganha 3 pontos, se a infração for média a CNH ganha 4 pontos. As infrações graves resultam no acréscimo de 5 pontos e por último, as infrações gravíssimas recebem 7 pontos. 

3. Posso perder a habilitação?

Sim! A perda da habilitação acontece quando você atinge o número máximo de pontuação no documento. Além disso, o código de trânsito prevê infrações que resultam na perda imediata da documentação, como a lei seca, por exemplo.  Os pontos passam a ser computados no sistema a partir da data da primeira infração e são zerados depois de 12 meses, com a renovação da CNH.

No caso de perda o motorista deve entregar o documento ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e esperar o prazo da suspensão passar.

4. Posso recorrer em caso de multas?

Cada caso é um caso. Eventualmente acontece de uma multa ser aplicada de forma injusta, por isso, há a possibilidade de recorrer. A princípio você pode contestar em três situações: 

  • Quando o seu carro se envolve numa infração mas não era você que estava dirigindo; 
  • Quando a infração é justificável. Por exemplo: você estava em excesso de velocidade enquanto levava alguém para o hospital;
  • Por último, quando a multa for aplicada de forma incorreta ou por algum engano.

5. Onde conseguir informações?

Você pode consultar a publicação original do Governo Federal do Código de Trânsito Brasileiro sempre que tiver dúvidas sobre multas, infrações, decretos, resoluções e as legislações a respeito de trânsito. Além disso, você também pode acessar o portal do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Agora que suas dúvidas foram esclarecidas, o próximo passo é prestar muita atenção para não cometer nenhuma infração enquanto estiver dirigindo. Lembre-se que além de prejudicar o seu bolso, os delitos podem colocar a sua vida em risco!

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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