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INSS: 5 dúvidas mais frequentes

Entenda como funciona o seguro social e a previdência social do Brasil!
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Quando se fala em INSS a primeira coisa que vem à cabeça é aposentadoria, principalmente por idade. Bom, isso não está 100% errado. Contudo, o serviço vai muito além disso. Primeiramente, é interessante entender o significado da sigla, que se trata do Instituto Nacional do Seguro Social. Ou seja, abrange situações que visam assegurar a população brasileira. A principal delas é o Regime Geral de Previdência Social.

Por isso, separamos para você as 5 dúvidas mais comuns relacionadas ao INSS. Confira!

1. O que é a Previdência?

É um seguro que tem como objetivo garantir a renda do contribuinte e, em casos específicos, de sua família. No Brasil a elaboração do regime é uma responsabilidade da Secretaria da Previdência. Já sua execução fica por conta do INSS, ambos são pastas do Ministério da Economia.

A lógica de uma previdência está na substituição de renda. Além disso, como o próprio nome aponta, é um sistema social. Ou seja, o contribuinte de hoje participa do aporte aos beneficiários, e assim garante que no futuro receberá também um salário que permitirá sua aposentadoria.

2. Quais são os benefícios previstos?

Você pode não conhecer, mas são vários. Eles estão distribuídos entre:

Aposentadorias

  • Por idade;
  • Por invalidez;
  • Especial;
  • Por tempo de contribuição.

Auxílios

  • Doença;
  • Reclusão;
  • Acidente.

Pensões

  • Por morte;
  • Especial (Síndrome da Talidomida).

Salários

  • Maternidade;
  • Família.

3. Quem tem direito?

Primeiramente, todos os trabalhadores de carteira assinada estão automaticamente filiados à previdência social. Por isso, todas as pessoas que atuam no regime CLT tem parte dos seus salários indo mensalmente para o INSS. E mesmo os que não estão empregados no momento já possuem o cadastro (PIS, PASEP ou NIS) precisam apenas reativar.

Além disso, outras categorias também podem entrar no sistema previdenciário. Estamos falando de microempreendedores individuais (a contribuição é automática ao fazer o pagamento do DAS MEI) e autônomos não regularizados (devem se inscrever no programa).

4. Qual é a alíquota do INSS?

Outro ponto importante é saber o montante da contribuição. Por mais que o sistema exista para garantir a sua aposentadoria futura, seja por idade ou alguma adversidade, é interessante conhecer os valores. Assim, você pode se organizar financeiramente, até uma previdência privada pode entrar nos seus planos.

A porcentagem cobrada varia de acordo com o salário do contribuinte. Veja:

  • 7,5% para quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.212);
  • 9% para quem ganha entre R$ 1.212,01 e R$ 2.427,35;
  • 12% para quem ganha entre R$ 2.427,36 e R$ 3.641,03;
  • 14% para quem ganha entre R$ 3.641,04 e R$ 7.087,22.

5. Como fazer a contribuição?

Como explicamos anteriormente, funcionários CLT não precisam fazer nada, a contribuição ocorre de forma automática. Em relação aos MEIs também não é preciso se preocupar, é só estar com as guias DAS em dia. Contudo, assim como algumas pessoas precisam se cadastrar, elas igualmente devem pagar. Para isso, é necessário emitir a Guia da Previdência Social (GPS)

Agora que você recebeu todas essas informações, é preciso ponderar alguns pontos. Caso você nunca tenha trabalhado com carteira assinada e pense em entrar no sistema, terá que pagar a contribuição mensalmente. Além disso, muitas pessoas optam por uma previdência privada além da provida pelo INSS. Por isso, parcelar as guias ou as cotas da aposentadoria particular é uma opção. E aí, esclarecemos suas dúvidas? Não deixe de ficar atento ao nosso blog para ver mais conteúdos como esse.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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