Em fevereiro de 2022, o Governo Federal publicou um decreto que reduz em até 25% o valor do IPI, o Imposto Sobre Produtos Industrializados. A medida impacta diretamente no preço dos produtos que passam por processo de industrialização, incluindo os automóveis. Dessa forma, separamos neste artigo as principais informações sobre ele, como calcular e qual a sua alíquota. Confira! 

O que é? 

É um imposto federal que incide sobre os produtos nacionais e importados que passam por algum tipo de industrialização. Diante disso, a regra de arrecadação é a mesma para todos os estados, variando somente o valor da alíquota, e possui caráter extrafiscal, sendo a União o principal órgão responsável pelo IPI. 

Sobretudo, o imposto com essa importância visa controlar o comportamento socioeconômico do país. Ou seja, quando a taxa é menor, faz com que mais pessoas comprem o produto e assim ativa a economia daquele Estado. Além disso, o IPI tem como função arrecadar fundos para o tesouro nacional. 

Qual é a alíquota do imposto? 

Como dito anteriormente, o valor da alíquota do IPI varia de acordo com cada estado. Portanto, para saber quanto será cobrado basta acessar o site da Receita Federal e conferir a Tabela de Incidência do Imposto Sobre Produtos. Contudo, vale ressaltar que a taxação varia de acordo com o local e produto a ser adquirido. Por isso, o valor da alíquota de um carro, possivelmente vai ser maior do que a de um alimento industrializado, por exemplo. 

Como impacta no cálculo dos automóveis? 

Sobretudo, o valor do IPI também influencia diretamente no tipo de carro que o consumidor escolhe comprar. Veículos com motor de mil cilindradas tem o percentual de 7% e automóveis que chegam a 2.0, 11%. Carros movidos exclusivamente a gasolina com motor 1.0 a 2.0, incidem 13% do imposto. Sobretudo, veículos de maior potência e importados, o percentual varia entre 18% a 25% e 30%, respectivamente. 

Dessa forma, quando uma pessoa for comprar um automóvel, o IPI impacta diretamente no montante final do preço do veículo. Além disso, outros impostos são calculados como o ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias) e o COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). 

Como calcular? 

Antes de mais nada, é preciso verificar a tabela para saber qual é a alíquota do produto. Em seguida, consultar a base de cálculo do produto em questão, ela inclui o valor, seguro, frete e as despesas de produção. Após encontrar o resultado, basta multiplicar pelo valor da alíquota. Por exemplo, uma moto tem como base de cálculo o valor de R$ 20.000,00 e a alíquota de 5%. Portanto, o valor do IPI será de R$ 1.000,00. 

Bom, deu para perceber que o IPI impacta diretamente no valor de um carro, assim como em outros produtos industrializados. Sobretudo, quando o percentual do imposto diminui significa que a mercadoria fica mais barata, incentivando o seu consumo. Entretanto, quando aumenta, reflete diretamente no bolso do consumidor.

Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não conhece a nossa plataforma, basta clicar aqui!