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IPVA 2022: conheça as mudanças e oportunidades para o estado de São Paulo

Você do estado de São Paulo já está ciente das mudanças no IPVA 2022? Saiba tudo sobre as alterações e como parcelar o imposto de forma simples e fácil!
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Todo ano é a mesma coisa. Quando janeiro se aproxima alguns proprietários de veículos começam a ficar preocupados e nervosos sem saber como vão pagar o IPVA. Mesmo estando ciente que o imposto é cobrado no início do ano, uma grande parcela não se organiza com antecedência para quitar o débito. E, dessa forma fica sujeito a começar um novo ciclo com uma dívida que, quando aberta, só tende a aumentar cada dia mais.

Para se ter uma ideia de como essa falta de planejamento é mais comum do que o imaginado, de acordo com informação divulgada em outubro pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), cerca de 1 milhão de proprietários estavam com o IPVA atrasado no estado. Ou seja, os donos desses veículos devem juntos, R $936.863.029,73.

Porque tenho que quitar o IPVA?

Quem deixa de pagar o IPVA pode ter inúmeras dores de cabeça. Para começar, ao não honrar com o compromisso de quitar o imposto, o proprietário do veículo estará sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Além disso, após 60 dias, o débito passa a ter um percentual fixado em 20% do valor do imposto.

Em seguida, se a dívida permanecer em aberto, o débito será inscrito na Dívida Ativa e, consequentemente, passará a 40% do valor do imposto, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual. Outra informação que deve ser ressaltada é que quem não está com IPVA em dia não consegue licenciar um veículo. Sem o licenciamento, tanto automóveis quanto motocicletas podem ser apreendidos. No momento da apreensão será cobrada uma multa no valor de R $293,47 e aplicado sete pontos na CNH. Deu para perceber que tudo acaba virando uma bola de neve cada vez maior?

Leia mais: IPVA 2022: Confira o calendário dos estados com as respectivas datas de vencimento

Alteração na PL

No fim de 2021 o estado de São Paulo anunciou uma novidade que promete facilitar a vida dos inadimplentes do imposto. No dia 11 de dezembro, o Governador João Doria anunciou um Projeto de Lei que aumentava de três para cinco, a quantidade máxima de parcelas (cotas) em SP. A medida tem como objetivo alcançar o maior número de pessoas e ao mesmo tempo fornecer mais prazo e uma melhor condição de pagamento do IPVA.

Outro ponto positivo dessa proposta é que ela estende a isenção do imposto para PCDs (pessoas com deficiência) a autistas. Incluindo todos que possuem um grau moderado, grave ou gravíssimo, ou com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima. Este Projeto de Lei foi encaminhado para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e aprovado pelos deputados no dia 15 de dezembro. No entanto, só começa a vigorar em 2 de janeiro deste ano.

A expectativa é que neste ano o imposto fique em média 30% mais caro em comparação ao ano anterior no estado de São Paulo. Isto porque houve uma expressiva valorização dos automóveis novos e usados em 2021 em todo o Brasil. E  como o IPVA é baseado no valor do veículo, logo teve um aumento inevitável.


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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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