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Leasing: o que é e como funciona?

Tire todas as dúvidas sobre o arrendamento mercantil e suas vantagens.
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Quando o assunto é adquirir um bem por meio de uma operação de crédito, o financiamento e o empréstimo são os mais lembrados. Entretanto, você já ouviu falar sobre o leasing? Também conhecido como arrendamento mercantil, essa operação funciona como se fosse um aluguel, mas com opção de compra no final do contrato. Confira! 

O que é?

Leasing é uma modalidade de crédito semelhante ao aluguel, mas que permite que você adquira determinado bem no fim do contrato. Por exemplo, ao alugar uma casa, no final do contrato, você tem a opção de renovar ou romper aquele vínculo. Já no leasing, quando o período estiver terminando você pode optar pela compra daquele imóvel. 

Como funciona? 

O arrendador pode ser um banco ou sociedade de arrendamento mercantil que aluga um imóvel, carro ou qualquer outro bem para você, arrendatário. Por meio de um contrato, o arrendador cede direito de uso e posse para que você usufrua do bem em determinado período de tempo. Diante disso, você terá que pagar um valor como se fosse um “aluguel” e, no final do contrato, poderá demonstrar interesse em adquirir aquele bem. Na maioria das vezes, o pagamento é feito por meio de um valor residual. Em outras palavras, significa que você irá complementar o valor pago anteriormente para aquisição definitiva. 

Tipos de leasing 

Existem dois tipos de arrendamento mercantil, o operacional e o financeiro. A diferença entre eles está no prazo do contrato, vigência e a possibilidade de compra do bem no final do prazo estipulado. Diante disso, confira as principais características de um tipo de leasing para outro. 

Financeiro 

É considerado uma modalidade de médio a longo prazo, sendo o seu período mínimo de contrato entre dois a três anos. Dessa forma, você pode comprar o bem por um valor previamente combinado com a instituição financeira. Em sua maioria, se trata de um valor residual, já que houve pagamentos ao longo dos anos de vigência do contrato. 

Ademais, nesse tipo de leasing, é você que faz a manutenção do bem. Por exemplo, se você estiver com um carro, as manutenções programadas (e não programadas) são de sua responsabilidade. O mesmo vale para um imóvel, máquina ou qualquer outro tipo de bem. 

Operacional 

Diferente do financeiro, no leasing operacional o prazo mínimo de contrato é de 90 dias. Além disso, ao final da vigência, você pode adquirir o bem com o valor de mercado e não o residual, como no tipo anterior. Sobretudo, a manutenção do bem pode ser feita tanto por você quanto pelo arrendador, isso vai depender do que foi estipulado no contrato. 

Vantagens e desvantagens 

A maior vantagem em arrendamento mercantil está na ausência de IOF. Ou seja, ao utilizar o leasing você terá valores menores na prestação, comparadas ao financiamento ou empréstimo bancário, por exemplo. Além disso, você tem a opção de devolver o bem, renovar o contrato ou comprar de vez aquela aquisição. 

Contudo, a maior desvantagem do leasing envolve a burocracia para transferir a titularidade em caso de compra do bem. Ademais, caso você quebre o contrato antes da permanência mínima, pode ser cobrado uma multa sobre quebra contratual.  

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre o arrendamento mercantil? Claro, para você ficar visível nesse tipo de operação de crédito é preciso movimentar o seu CPF. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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