Se você é um investidor que procura principalmente por segurança e boa rentabilidade, a Letra de Câmbio (LC) pode ser uma boa opção. A princípio, essa é mais uma aplicação de Renda Fixa, que se usada da forma certa pode trazer bons resultados. 

Antes de tudo é importante explicar que a rentabilidade que esse tipo de investimento trás não é à toa. Atualmente o título emitido por financeira, ou seja, instituições menores que bancos, como por exemplo a BV Financeira, a Cacique e por fim, a Crefisa. Essas empresas emitem títulos para captar recursos, em outras palavras, elas precisam oferecer uma rentabilidade melhor para atrair clientes. 

Tá afim de dar um up no seus investimentos com segurança? Então confira o artigo a seguir e saiba como usar a Letra de Câmbio a seu favor!

O que é Letra de Câmbio?

Antes de mais nada vamos ao conceito. Letra de Câmbio (LC) é um título de renda fixa emitido por financeiras. A princípio, ao investir em uma LC você está financiando e contribuindo com essas financeiras, ou seja, a empresa também capta dinheiro. Em troca você receberá um valor com adicional de juros e correção monetária. 

Quais são os tipos de Letra de Câmbio?

É a partir dos tipos que você vai saber quanto vai receber com o seu investimento. São três:

Prefixados: têm taxa de juros fixa, definida durante a aplicação, ou seja, o investidor sabe quanto vai receber no momento que for retirar o dinheiro. 

Pós-fixados: o rendimento depende de algum índice econômico, como por exemplo a Selic, DI e IPCA, ou seja, o valor de retorno varia.

Híbridos: mistura a taxa prefixada com um índice econômico para compensar a variação da taxa pós-fixada. 

Como investir?

Primeiramente você deve abrir uma conta em uma corretora de valores. Em seguida, você escolhe a sua aplicação, levando em conta os seus critérios e objetivos. Não se esqueça de pesquisar sobre a empresa e ler as letrinhas miúdas sempre que for assinar algum contrato ou fazer algum investimento, por exemplo.

Qual o valor mínimo de investimento?

De antemão, esse é um tipo de investimento que exige quantias um pouco mais altas. Algumas empresas, por exemplo, exigem aplicações mínimas de  R$10.000. Porém, a boa notícia é que quanto maior o investimento, maior será a rentabilidade. Vale ressaltar ainda que é importante se atentar ao prazo de vencimento, já que há prejuízos caso o dinheiro seja resgatado antes da data.

É seguro investir em Letra de Câmbio?

Esse é considerado um dos investimentos mais seguros do mercado. Em outras palavras, a opção conta com aplicações menos arriscadas. Além disso, os títulos são protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), ou seja, tanto o valor investido, quanto a rentabilidade são assegurados. 

Quais são as vantagens?

  • Apresenta aixo risco;
  • ​Há a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (será explicado abaixo);
  • Os investimentos podem ser pré-fixados, pós-fixados ou híbridos; 
  • ​Por fim, em geral a rentabilidade é alta.

E os prazos?

A princípio a aplicação é considerada para pessoas que querem resultados a curto e também a longo prazo. Porém, é importante deixar claro que quanto maior o prazo, mais chances de ter boa rentabilidade. Para quem não tem certeza sobre datas, alguns títulos apresentam liquidez diária, ou seja, essas opções te permitem retirar o dinheiro a qualquer momento, mesmo antes do vencimento combinado. 

E aí, se sentiu mais preparado para encarar o universo dos investimentos? Se você está pensando em investir ou já investe mas se considera novato na área, é sempre importante se manter por dentro do assunto! Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.