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Licenciamento anual veicular: o que é e como pagar?

Entenda como funciona essa taxa, quais prejuízos o não pagamento dela causa e veja ainda a melhor forma de quitar seus débitos veiculares.
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Não é segredo para ninguém que possuir um veículo no Brasil gera muitos gastos. Bem além do valor do próprio automóvel, o condutor precisa se comprometer com diversas obrigações legais e básicas para transitar pelas vias do país. Por exemplo, você como detentor de um carro ou moto precisa pagar IPVA, licenciamento anual, revisões, seguro, combustível e até eventuais multas. Então, é necessário se programar para arcar com todas as despesas sem passar sufoco.

Por isso, vamos te explicar uma dessas cobranças. Neste artigo falaremos especificamente do licenciamento anual, para que você compreenda o que é, qual sua função e como realizar a quitação do débito. Confira!

O que é o licenciamento?

Como o próprio nome já diz, se trata de uma cobrança feita anualmente para todos os veículos registrados em território nacional. Na teoria, o licenciamento serve para comprovar que o automóvel está em condições seguras. Contudo, na prática, nem sempre essas verificações acontecem com rigor. De qualquer modo, o processo é importante, pois só após ele é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

O que é o CRLV?

É o popularmente conhecido documento do carro. Basicamente, é o comprovante que garante a permissão para que o veículo esteja em circulação. O certificado já está presente no meio digital, e hoje em dia não é mais preciso portar o papel fisicamente. Você pode acessar o seu CRLV pelo app da Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS e Android.

O CRLV é tão importante, pois é nele onde estão as informações básicas do carro, como ano, modelo e cor. Assim, em uma averiguação policial ou do Detran, é possível analisar se as características batem com as descritas no documento. Apesar de seu porte ser obrigatório para apresentação em uma abordagem, muitas equipes de fiscais de trânsito já possuem acesso a um sistema informatizado que acaba por isentar a imposição.

O que é preciso para deixar tudo em ordem?

Assim como tudo que envolve a regularização de veículos no Brasil, você vai ter que arcar com algumas taxas. A primeira é a do próprio licenciamento, tanto do ano vigente, quanto dos anos anteriores. Além disso, você também precisa estar com o IPVA e multas em dia para que seu documento seja emitido sem complicações.

O que acontece se eu não pagar o licenciamento?

O não pagamento do licenciamento em si não configura uma infração de trânsito, mas não portar o CRLV atualizado é, e ficou claro que um depende do outro. Por isso, a primeira consequência é uma multa caso seu carro seja pego com essa irregularidade em uma blitz. Não menos grave, seu carro pode ser apreendido, uma vez que ele é considerado não apto para circular em rodovias públicas. Por fim, caso essa situação culmine em um acúmulo de pontos na carteira, sua CNH provavelmente vai ser suspensa.

Quando devo quitar a taxa?

A cobrança é estadual. Ou seja, cada região terá suas próprias regras e vencimentos. Então, é ideal você consultar a situação no site do Detran do seu estado. Além disso, também é pela mesma plataforma que você emite o boleto de pagamento do licenciamento.

Veja abaixo a lista com as páginas dos órgãos de cada localidade:

Melhor forma de quitar seus débitos veiculares

Deu para ver, são muitas taxas e burocracias a serem regularizadas. Ou seja, é essencial encontrar um meio de quitar todos os débitos da melhor maneira para não criar um rombo nas contas e no seu bolso.

E aí, achou as informações relevantes? Quer aprender mais sobre este universo? Aqui você encontra algumas informações essenciais para facilitar o entendimento deste meio. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up na sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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