Pode ser que você nunca tenha ouvido falar no termo, mas tudo indica que ele será bastante comentado nos próximos anos. A princípio o Marketplace lending é uma ferramenta relativamente nova no Brasil, contudo, as apostas são grandes e a alternativa vem ganhando cada vez mais força. 

O termo inglês ao pé da letra significa “empréstimos de marketplace”. Em outras palavras, esse é um espaço online de empréstimos, que conecta empreendedores e investidores. Ou seja, de um lado estão pessoas interessadas em apoiar projetos e do outro, pessoas, micro ou pequenas empresas que precisam de capital para empreender. 

De antemão, a plataforma traz benefícios para os dois grupos. O grupo de investidores pode ver a ferramenta como um tipo de investimento que trará retornos futuros, já o grupo de pequenos empreendedores ganham a chance de iniciar ou impulsionar seus negócios, por exemplo.

A novidade, que já faz sucesso mundo afora, pode fazer a diferença para o seu bolso, seja você investidor ou alguém em busca de investimento. Então, que tal ficar por dentro do assunto? Confira o artigo a seguir e entenda o que é e como Marketplace Lending pode crescer nos próximos anos. 

O que é Marketplace Lending?

Antes de tudo vamos ao conceito. Essa ideia começou a ficar conhecida no Brasil principalmente quando grandes lojas e marcas de departamento começaram a vender produtos de empresas menores. O Mercado Livre, por exemplo, é um clássico do Marketplace Lending. Ou seja, a ideia geral da ferramenta é ligar pessoas a produtos. 

Essa é uma boa alternativa, sobretudo para empresas menores, que possuem poucos recursos mas desejam impulsionar as vendas, pois é possível vender aproveitando a estrutura e divulgação de plataformas maiores e já conhecidas. Contudo, vale lembrar que a ferramenta é autorizada para qualquer tamanho ou tipo de empresa. 

Como funciona?

Atualmente é comum que a empresa tenha que enfrentar altas taxas de juros, aprovação de crédito e outros muitos empecilhos quando vai solicitar um empréstimo a instituições financeiras e essa talvez seja o maior diferencial do Marketplace Lending: opções mais simples e baratas, ótimo custo-benefício e bom crédito, por exemplo.  

Funciona assim: você solicita um valor desejado na plataforma e os recursos podem vir de pessoas, empresas e até mesmo bancos. Além disso, você ainda tem a possibilidade de negociar as taxas e condições oferecidas pelos possíveis investidores. Os investidores que têm acesso à plataforma acompanham todas as informações da empresa e têm acesso a um panorama completo do negócio, com informações sobre riscos e taxa de retorno da quantia que será investida.

Por fim, vale destacar que é importante dar detalhes sobre o projeto e mostrar os motivos dele ser uma boa possibilidade de retorno, isso ajudará a chamar a atenção dos investidores. 

Vantagens do Marketplace Lending

Transparência

A transparência é uma das reclamações e exigências mais comuns dos clientes de bancos e na plataforma isso não é um problema. Por meio do Marketplace Lending os consumidores pagam as taxas combinadas no momento do contrato do financiamento, nada de letras miúdas e valores surpresas, por exemplo. 

Menos burocracia 

Atualmente o empréstimo é todo feito em ambiente digital, então a praticidade e agilidade é uma das maiores características da plataforma. 

Custos mais baixos 

O processo não precisa da intermediação de um banco, então, além de não ter taxas operacionais, os valores são sempre bem menores. Além disso, o ganho é dobrado: quem investe consegue aumentar as margens de retorno, já que não precisa repassar valores para ninguém. 

Variedades 

O  Marketplace Lending conta com diversos perfis de investidores e ideias de empresas, assim é possível encontrar diversas possibilidades de investimentos e de projetos para investir. Uma fonte de renda e tipos de investimentos diversificados tendem a maximizar os retornos. 

O que esperar do Marketplace Lending?

Agora o futuro parece ser promissor, mas também conta com desafios. A legislação, por exemplo, é um desses obstáculos, já que a ideia de fazer empréstimos sem o intermédio de instituições bancárias ainda é recente e, por isso, gera muitas dúvidas e desconfiança. No entanto, vale lembrar que as plataformas buscam sempre a transparência e disponibilizam qualquer informação acerca dos projetos e dos investidores. 

Por outro lado, a expectativa de crescimento é uma aposta de muitos. A ideia do Marketplace Lending tem potencial para avanço e a perspectiva é de que ao longo dos anos surjam novas plataformas além do Mercado Livre, SKYHUB (B2W) ou BLING, por exemplo. Além disso, há a probabilidade de que grandes bancos também se lancem no negócio e criem seus próprios marketplaces. 

Agora que esclarecemos as suas dúvidas, que tal fazer parte do processo de expansão dessa ferramenta no Brasil? É sempre bom procurar novas opções de investimentos e diversificar a sua carreira!  Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.