Vamos Parcelar

logo-vp

Marketplace Lending: o que é e quais as vantagens?

Conheça a ferramenta que pode diversificar sua carteira de investimentos ou alavancar o seu empreendimento!
3 min. de leitura
Acesso rápido

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar no termo, mas tudo indica que ele será bastante comentado nos próximos anos. A princípio o Marketplace lending é uma ferramenta relativamente nova no Brasil, contudo, as apostas são grandes e a alternativa vem ganhando cada vez mais força. 

O termo inglês ao pé da letra significa “empréstimos de marketplace”. Em outras palavras, esse é um espaço online de empréstimos, que conecta empreendedores e investidores. Ou seja, de um lado estão pessoas interessadas em apoiar projetos e do outro, pessoas, micro ou pequenas empresas que precisam de capital para empreender. 

De antemão, a plataforma traz benefícios para os dois grupos. O grupo de investidores pode ver a ferramenta como um tipo de investimento que trará retornos futuros, já o grupo de pequenos empreendedores ganham a chance de iniciar ou impulsionar seus negócios, por exemplo.

A novidade, que já faz sucesso mundo afora, pode fazer a diferença para o seu bolso, seja você investidor ou alguém em busca de investimento. Então, que tal ficar por dentro do assunto? Confira o artigo a seguir e entenda o que é e como Marketplace Lending pode crescer nos próximos anos. 

O que é Marketplace Lending?

Antes de tudo vamos ao conceito. Essa ideia começou a ficar conhecida no Brasil principalmente quando grandes lojas e marcas de departamento começaram a vender produtos de empresas menores. O Mercado Livre, por exemplo, é um clássico do Marketplace Lending. Ou seja, a ideia geral da ferramenta é ligar pessoas a produtos. 

Essa é uma boa alternativa, sobretudo para empresas menores, que possuem poucos recursos mas desejam impulsionar as vendas, pois é possível vender aproveitando a estrutura e divulgação de plataformas maiores e já conhecidas. Contudo, vale lembrar que a ferramenta é autorizada para qualquer tamanho ou tipo de empresa. 

Como funciona?

Atualmente é comum que a empresa tenha que enfrentar altas taxas de juros, aprovação de crédito e outros muitos empecilhos quando vai solicitar um empréstimo a instituições financeiras e essa talvez seja o maior diferencial do Marketplace Lending: opções mais simples e baratas, ótimo custo-benefício e bom crédito, por exemplo.  

Funciona assim: você solicita um valor desejado na plataforma e os recursos podem vir de pessoas, empresas e até mesmo bancos. Além disso, você ainda tem a possibilidade de negociar as taxas e condições oferecidas pelos possíveis investidores. Os investidores que têm acesso à plataforma acompanham todas as informações da empresa e têm acesso a um panorama completo do negócio, com informações sobre riscos e taxa de retorno da quantia que será investida.

Por fim, vale destacar que é importante dar detalhes sobre o projeto e mostrar os motivos dele ser uma boa possibilidade de retorno, isso ajudará a chamar a atenção dos investidores. 

Vantagens do Marketplace Lending

Transparência

A transparência é uma das reclamações e exigências mais comuns dos clientes de bancos e na plataforma isso não é um problema. Por meio do Marketplace Lending os consumidores pagam as taxas combinadas no momento do contrato do financiamento, nada de letras miúdas e valores surpresas, por exemplo. 

Menos burocracia 

Atualmente o empréstimo é todo feito em ambiente digital, então a praticidade e agilidade é uma das maiores características da plataforma. 

Custos mais baixos 

O processo não precisa da intermediação de um banco, então, além de não ter taxas operacionais, os valores são sempre bem menores. Além disso, o ganho é dobrado: quem investe consegue aumentar as margens de retorno, já que não precisa repassar valores para ninguém. 

Variedades 

O  Marketplace Lending conta com diversos perfis de investidores e ideias de empresas, assim é possível encontrar diversas possibilidades de investimentos e de projetos para investir. Uma fonte de renda e tipos de investimentos diversificados tendem a maximizar os retornos. 

O que esperar do Marketplace Lending?

Agora o futuro parece ser promissor, mas também conta com desafios. A legislação, por exemplo, é um desses obstáculos, já que a ideia de fazer empréstimos sem o intermédio de instituições bancárias ainda é recente e, por isso, gera muitas dúvidas e desconfiança. No entanto, vale lembrar que as plataformas buscam sempre a transparência e disponibilizam qualquer informação acerca dos projetos e dos investidores. 

Por outro lado, a expectativa de crescimento é uma aposta de muitos. A ideia do Marketplace Lending tem potencial para avanço e a perspectiva é de que ao longo dos anos surjam novas plataformas além do Mercado Livre, SKYHUB (B2W) ou BLING, por exemplo. Além disso, há a probabilidade de que grandes bancos também se lancem no negócio e criem seus próprios marketplaces. 

Agora que esclarecemos as suas dúvidas, que tal fazer parte do processo de expansão dessa ferramenta no Brasil? É sempre bom procurar novas opções de investimentos e diversificar a sua carreira!  Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!