Muito provavelmente você já cansou de receber avisos, publicidades e informativos sobre os gastos do início do ano. Mas é isso mesmo, não tem para onde fugir. De fato estamos falando de uma época que possui essa característica de acumular diversas obrigações, e não dá para começar o ano endividado. Bom, para os pais e mães que possuem filhos crianças ou adolescentes a lista só aumenta, é preciso, de imediato, arcar com a matrícula e o material escolar, por exemplo.

Então, siga conosco e veja algumas dicas para economizar na compra dos materiais escolares do seu filho ou filha. Confira!

1. Livros usados

Dentro da lista do material escolar, talvez os itens mais caros sejam os livros. Todo ano eles precisam ser renovados e muitas vezes terminam os semestres letivos em ótimo estado. Por isso, uma ótima opção é não só comprar esses materiais usados, mas também buscar vender os livros que seus filhos usaram na série anterior.

Para organizar isso você pode buscar grupos de WhatsApp de pais e mães da própria escola que seus filhos estudam, pois os livros tendem a se manter de um ano para o outro. Além disso, vale incentivar e mostrar para as suas crianças a importância de manter o bom estado dos materiais.

2. Aproveitar o material escolar

Outra dica preciosa é separar todos os materiais que você já tem em casa e avaliar o que ainda tem uso. É muito comum que de um ano para o outro a escola solicite diversos itens que você já comprou e que ainda estão em plenas condições de uso. É o caso de instrumentos, como apontador, tesoura, estojo, mochila e por aí vai. Claro que você não vai deixar de comprar algo que seu filho vai precisar, mas assim você economiza com coisas que ainda estão conservadas.

3. Pesquise bastante

Agora que você já selecionou todo o material escolar que poderá ser reaproveitado e também já comprou alguns livros usados em bom estado, está na hora de comprar o que falta. E nesse momento é muito importante pesquisar o máximo que você conseguir. Compare o preço em várias papelarias, busque também produtos na internet e se preciso compre um pouco em cada lugar.

4. Busque ofertas vantajosas

Falamos na última dica que é válido, em alguns casos, comprar em lojas diferentes para conseguir melhores preços individualmente em cada produto. No entanto, outra situação que pode ser bem legal é buscar promoções e ofertas de lojas especializadas. É bem comum que esses estabelecimentos ofereçam descontos para consumidores que fechem a lista toda em um só lugar. Por isso, fazendo um mix com as nossas dicas, pesquise e veja o que vale mais para a sua situação: comprar item por item ou fechar um pacote.

5. Se precisar, parcele o material escolar

Todas as nossas dicas foram visando diminuir o montante da sua lista de material escolar. Contudo, o valor quase sempre continua bem alto. Assim, parcelar acaba sendo sempre uma opção viável. A questão é: como parcelar? O mais comum é pagar a prazo com o cartão de crédito com a própria loja. Entretanto, isso acaba conflitando com os descontos e promoções oferecidos pelos comércios.

E aí? Gostou do conteúdo? Tiramos todas as suas dúvidas? Temos certeza que seguindo as nossas dicas você vai conseguir economizar na compra dos materiais escolares do seu filho. Este artigo é mais um informativo da VP Labs , acesse nosso blog e fique por dentro de todas as novidades dos mundos das finanças!