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MEI: 4 obrigações de início de ano

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O ano de 2022 terminou com números recordes no que se refere à categoria de Microempreendedor Individual (MEI) aqui no Brasil. Os representantes da classe compõem quase 70% das empresas registradas no país. Além disso, alcançaram a incrível marca de 14 milhões de inscritos. Ou seja, estamos falando de um setor da economia que merece muita atenção e, assim como todos, tem o início do ano como uma época cheia de obrigações.

Então, siga conosco para entender o que você MEI ou empreendedor que pensa em se tornar um deve fazer agora nos primeiros meses de 2023. Confira!

1. Pagamento das guias DAS-MEI

Parece uma informação óbvia, mas acredite, muitas pessoas cadastradas como microempreendedores individuais não sabem disso e acabam acumulando dívidas por falta de pagamento. Resumindo para quem nunca ouviu falar, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é a cobrança unificada da categoria, a intenção é facilitar e diminuir a burocracia da contribuição. Para emitir os boletos entre no site da Receita Federal e preencha os dados solicitados.

Assim, o início do ano se torna o momento perfeito para você que é MEI averiguar se existe algum débito em seu CNPJ e buscar quitá-los. Vale lembrar que o atraso das guias DAS acarretam na pausa do benefício da Previdência Social e pode também ser responsável pela perda de diversos direitos, como auxílio doença, pensão por morte ou salário maternidade.

2. Emissão de nota fiscal

Um dos principais intuitos do registro de Microempreendedor Individual é a fuga da informalidade. Dessa forma, você precisa se habituar a emitir notas fiscais para os serviços prestados. Essa ação é extremamente importante para comprovar todos os seus ganhos. A emissão deste documento é uma responsabilidade estadual, por isso, busque o órgão que presta essa tarefa na sua região.

3. Relatórios e declarações do MEI

Além de pagar o DAS e emitir notas fiscais, quem atua como MEI deve registrar um fluxo de caixa todos os meses, é o chamado Relatório Mensal de Receitas Brutas. Nele você deve contabilizar todas as entradas e saídas do seu empreendimento. Apesar de não ser necessário entregar estes documentos para nenhum órgão, eles ajudam muito em uma outra obrigação que você verá em seguida. Por fim, é lei, e você deve guardar os registro por pelo menos 5 anos, assim como as notas fiscais.

E é aí que chegamos na Declaração Anual do Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), não confunda com o DAS-MEI. Ela é responsável por manter seu cadastro de acordo com as regras. Os contribuintes da categoria têm até 31 de maio de cada ano para realizar o processo que é gratuito, mas gera multas para quem atrasar. Além disso, a falta de envio do DASN-SIMEI acarreta na impossibilidade de retirar o DAS-MEI.

4. Regularização do funcionário

Apesar de ser individual, é permitido que um MEI contrate, no caso o limite é de apenas 1 funcionário e ele deve receber até um salário mínimo ou o piso de pagamento da categoria. Ou seja, também é preciso cumprir com as obrigações legais de qualquer patrão e estar em dia com as contribuições do colaborador, como INSS e FGTS.

Bom, deu para perceber que diversas obrigações dos microempreendedores individuais envolvem pagamentos, sejam impostos, declarações, multas e até salários. Por isso, principalmente agora no início do ano, quando as contas costumam alcançar valores elevados, é preciso estar atento para não deixar os débitos acumularem.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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