Esqueceu a carteira em casa? Perdeu o cartão e está com medo de passar sufoco na hora de fazer pagamentos? Calma, nada de desespero! Agora graças ao mobile payment esses problemas podem ser resolvidos sem complicação. 

Anteriormente a única função dos celulares era possibilitar a comunicação por meio de ligações e mensagens. Ao passo que a tecnologia avançou, novas funções foram surgindo e atualmente é possível receber e transferir dinheiro com poucos cliques. 

Há alguns anos atrás essa facilidade não era nem imaginada, hoje a ferramenta é tão usada que é como se ela existisse desde sempre.  Além disso, a expectativa para o futuro é de expansão. A forma de pagamento veio para causar mudanças significativas no mercado e pode mudar o modo como você cuida do seu dinheiro, ou seja, é importante estar por dentro do assunto. Quer esclarecer suas dúvidas a respeito da tecnologia financeira do futuro? Confira o artigo!   

 O que é Mobile Payment?

O  Mobile Payment (dinheiro móvel, carteira móvel ou transferência de dinheiro móvel) é toda transação financeira feita de forma digital, por meio de um celular ou computador, por exemplo. Seu surgimento se deu graças a popularização dos smartphones e a evolução da rede de internet móvel, ou seja, o 3G, 4G e atualmente, o 5G. 

Os usuários foram tão adeptos a tecnologia, que além de proporcionar um grande espaço para expansão, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos, esse é o modelo de transação financeira mais usado pelos consumidores desde 2013. 

Tipos de Mobile Payment

Depois que a possibilidade surgiu, outros vários sistemas de pagamento móvel começaram a funcionar. Uns exigem que o smartphone esteja próximo a outro dispositivo que recebe o pagamento, enquanto outros precisam apenas de uma conexão com a internet. Os principais tipos são: 

Transações cotidianas

Essa opção acontece de qualquer lugar, basta abrir o aplicativo que disponibiliza o formato de pagamento e efetuar a transação. Geralmente o dinheiro é retirado diretamente da sua conta bancária, contudo,  alguns serviços permitem que a transação seja feita a partir de uma carteira digital, assim o pagamento pode ser ainda mais rápido. 

Pagamentos de ponto de venda

Nesse modelo o pagamento acontece no local em que você está comprando o serviço ou produto. Neste caso basta aproximar o celular do leitor, que pode ser uma maquininha de cartão, por exemplo, para efetuar a transação. 

Pagamentos de ciclo fechado

Esse é um modelo específico em que as empresas criam o seu próprio sistema de Mobile Payment. O Starbucks, o Walmart, o Taco Bell e o Subway são algumas delas, por exemplo.

Maiores aplicativos de mobile payment

Apple Pay 

Atualmente,  graças ao Apple Pay,  a Apple permite compras em seus estabelecimentos sem a necessidade do cartão físico no momento do pagamento. Além disso, a ferramenta possibilita diversas transações em aplicativos e sites compatíveis, também sem precisar de nenhum dado do cartão.  

Samsung Pay

Seu funcionamento é parecido com o Apple Pay,porém é voltado para os dispositivos da Samsung Galaxy. Esse sistema garante segurança máxima às informações do usuário. Além disso, ao invés dos cliques, o pagamento pode ser feito por meio do leitor de impressão digital. O diferencial é que o sistema gera um código diferente a cada pagamento. 

Google Pay

Por fim, o Google Pay oferece o serviço de pagamento móvel tanto para usuários do Android quanto para usuários do IOS. O sistema permite realizar compras online e efetuar transações em locais selecionados por meio de computadores, telefones e tablets. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? É sempre bom ficar por dentro das novidades para fazer a melhor escolha para o seu bolso e decidir como quer pagar as suas contas. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e entende porque a nossa plataforma pode dar um up em sua vida financeira.