O Brasil alcançou números altíssimos de pessoas inadimplentes. Portanto, você pode ser uma delas. Mas calma! Estar endividado(a) não é vergonha alguma, o importante é ter a vontade de organizar sua vida financeira e resolver o que está pendente. Por isso, é preciso seguir parâmetros que te ajudem a não ter o nome negativado. Além de te livrar das dores de cabeça, também vai te garantir melhores opções de créditos para você realizar seus sonhos, como o carro próprio ou sair do aluguel.

Então, veja abaixo quais são as consequências e como sair ou sequer entrar nessa situação.

O que é estar com nome negativado?

É bem simples. Estar com o nome negativado é estar devendo e não ter tido condições de pagar. Ou seja, por qualquer que seja o motivo, você não cumpriu com uma pendência fiscal. Assim, o principal efeito disso é ser inscrito no Serasa ou no SPC. Com isso, você será visto pelas empresas e instituições como um mau pagador.

Consequências

Você já entendeu o que é estar com o nome negativado, mas e aí? Na prática, como isso afeta sua vida? Bom, como foi dito antes, seu nome pode ser inscrito em duas organizações. A questão é, quase todas as empresas e prestadores de serviços conferem esses dados antes de fechar um negócio. Dessa forma, você provavelmente vai estar restrito em várias situações que envolvem pagamentos e dinheiro. Veja em seguida algumas complicações que tal situação pode trazer:

  • Créditos restringidos: Como já foi explicitado, muitos serviços usam como base a situação do CPF do contratante. Ou seja, caso você esteja com o seu restrito, será muito mais difícil fazer um empréstimo ou um financiamento, por exemplo;
  • Score baixo: Além disso, outra métrica muito utilizada para entender se você é um consumidor confiável é o seu score. Então, se a sua pontuação ficar muito baixa, você vai ter dificuldades na hora de realizar ações no âmbito financeiro;
  • Juros altos: Mesmo com tudo isso, não significa que você não vai conseguir comprar nada ou não vai contratar serviços. Entretanto, os prestadores vão querer mais garantias vindo de você. Por isso, provavelmente os juros cobrados da sua pessoa serão mais altos que os eventuais;
  • Serviços suspensos: Por fim, você pode ter alguns serviços seus cancelados. Por exemplo, se você não pagar as contas da casa, provavelmente vai ter sua energia cortada.

Dicas para limpar o nome

Depois de todas as situações que estar negativado acarreta, ficou claro a importância de estar com todas as suas dívidas quitadas. Contudo, nem sempre é tão simples. Por isso, é preciso saber o que fazer quando você já está nessa situação. Primeiramente, não se desespere, por mais que não seja o ideal, tal situação é bem comum. Então, busque organizar suas finanças, separe um valor para pagar o que está em débito e, principalmente, evite aumentar essas dívidas. Além disso, você pode tentar negociar os montantes no caso de um empréstimo, por exemplo.

Se o seu caso é de uma pessoa que não está com o nome negativado, é preciso fazer esforços para se manter assim. Assim, como para quem tem esse tipo de problema, o essencial é a organização. Busque manter sempre seus gastos controlados e faça o possível para não gastar mais do que você ganha. Não só isso, mas tente também possuir uma reserva de emergência. Assim, mesmo que a situação se complique, você terá um respaldo financeiro.

Uma opção para resolver ou evitar o endividamento é parcelar suas contas. Mas calma, isso tem que ser feito também de forma ordenada. Não adianta se comprometer por meses e deixar virar uma bola de neve.

Olha, tem informações aí que eu não fazia ideia. Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como esse? Fique atento ao nosso blog! Quase todos os dias saem artigos fresquinhos e com temas super atuais.