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Nome negativado: o que é e como evitar?

Está endividado ou não quer ficar? Veja quais são as consequências disso e entenda como resolver ou impedir essa situação.
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O Brasil alcançou números altíssimos de pessoas inadimplentes. Portanto, você pode ser uma delas. Mas calma! Estar endividado(a) não é vergonha alguma, o importante é ter a vontade de organizar sua vida financeira e resolver o que está pendente. Por isso, é preciso seguir parâmetros que te ajudem a não ter o nome negativado. Além de te livrar das dores de cabeça, também vai te garantir melhores opções de créditos para você realizar seus sonhos, como o carro próprio ou sair do aluguel.

Então, veja abaixo quais são as consequências e como sair ou sequer entrar nessa situação.

O que é estar com nome negativado?

É bem simples. Estar com o nome negativado é estar devendo e não ter tido condições de pagar. Ou seja, por qualquer que seja o motivo, você não cumpriu com uma pendência fiscal. Assim, o principal efeito disso é ser inscrito no Serasa ou no SPC. Com isso, você será visto pelas empresas e instituições como um mau pagador.

Consequências

Você já entendeu o que é estar com o nome negativado, mas e aí? Na prática, como isso afeta sua vida? Bom, como foi dito antes, seu nome pode ser inscrito em duas organizações. A questão é, quase todas as empresas e prestadores de serviços conferem esses dados antes de fechar um negócio. Dessa forma, você provavelmente vai estar restrito em várias situações que envolvem pagamentos e dinheiro. Veja em seguida algumas complicações que tal situação pode trazer:

  • Créditos restringidos: Como já foi explicitado, muitos serviços usam como base a situação do CPF do contratante. Ou seja, caso você esteja com o seu restrito, será muito mais difícil fazer um empréstimo ou um financiamento, por exemplo;
  • Score baixo: Além disso, outra métrica muito utilizada para entender se você é um consumidor confiável é o seu score. Então, se a sua pontuação ficar muito baixa, você vai ter dificuldades na hora de realizar ações no âmbito financeiro;
  • Juros altos: Mesmo com tudo isso, não significa que você não vai conseguir comprar nada ou não vai contratar serviços. Entretanto, os prestadores vão querer mais garantias vindo de você. Por isso, provavelmente os juros cobrados da sua pessoa serão mais altos que os eventuais;
  • Serviços suspensos: Por fim, você pode ter alguns serviços seus cancelados. Por exemplo, se você não pagar as contas da casa, provavelmente vai ter sua energia cortada.

Dicas para limpar o nome

Depois de todas as situações que estar negativado acarreta, ficou claro a importância de estar com todas as suas dívidas quitadas. Contudo, nem sempre é tão simples. Por isso, é preciso saber o que fazer quando você já está nessa situação. Primeiramente, não se desespere, por mais que não seja o ideal, tal situação é bem comum. Então, busque organizar suas finanças, separe um valor para pagar o que está em débito e, principalmente, evite aumentar essas dívidas. Além disso, você pode tentar negociar os montantes no caso de um empréstimo, por exemplo.

Se o seu caso é de uma pessoa que não está com o nome negativado, é preciso fazer esforços para se manter assim. Assim, como para quem tem esse tipo de problema, o essencial é a organização. Busque manter sempre seus gastos controlados e faça o possível para não gastar mais do que você ganha. Não só isso, mas tente também possuir uma reserva de emergência. Assim, mesmo que a situação se complique, você terá um respaldo financeiro.

Uma opção para resolver ou evitar o endividamento é parcelar suas contas. Mas calma, isso tem que ser feito também de forma ordenada. Não adianta se comprometer por meses e deixar virar uma bola de neve.

Olha, tem informações aí que eu não fazia ideia. Vivendo e aprendendo, hein?! Quer ver mais conteúdos como esse? Fique atento ao nosso blog! Quase todos os dias saem artigos fresquinhos e com temas super atuais.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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