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O Pix parcelado vai substituir o cartão de crédito?

Confira qual das duas formas de pagamento será melhor para o seu bolso!
3 min. de leitura
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O Pix, método de pagamento instantâneo gratuito lançado em 2020, rapidamente conquistou o coração dos brasileiros de todas as idades e regiões do país, principalmente por conta da rapidez e facilidade que ele proporciona. De acordo com o Banco Central, atualmente a funcionalidade é usada por 71% da população e frequentemente bate recordes de transações. 

A ferramenta surgiu em meio a pandemia e segundo especialistas, veio no momento certo. Graças ao Pix, a forma de consumo e pagamento se adaptou ao cenário, passou por transformações e, logo depois, permitiu o repasse e transação de fundos entre as pessoas e as empresas sem grandes problemas. 

A princípio, as atualizações não param… O Banco Central promete novidades ainda para esse ano e uma delas é o Pix Parcelado. A primeira vista, a utilidade pode parecer uma ameaça para a existência do cartão de crédito. Além disso, se usada da forma errada, seu bolso também pode sofrer consequências.  Então, se você quer entender um pouco mais sobre a funcionalidade e como evitar futuros sufocos no orçamento, confira o artigo!

O que é o Pix Parcelado?

A função, também chamada de Pix Garantido,  ainda não foi oficialmente disponibilizada e regularizada pelo Banco Central, mas a previsão é de que seja lançada até 2023. Ainda assim, algumas instituições como o Picpay, o Mercado Pago e o Santander, por exemplo, já estão se aventurando com a novidade. Essa opção permite o parcelamento das compras com o mecanismo de pagamento instantâneo. 

Como funciona o Pix Parcelado?

De antemão: o produto ainda está em construção e análise pelo Banco Central, então ainda há controvérsias sobre o funcionamento. Contudo, até agora a novidade prevê que não será necessário o uso de um cartão físico ou intermediação de um emissor, o que pode deixar a operação mais barata. 

Além disso, ainda não tem como confirmar se a opção será mais vantajosa do que o parcelamento feito pelo cartão de crédito. No momento da compra pelo Pix Parcelas, uma parcela será à vista e as outras serão agendadas. Depois que agendado, nos próximos meses o desconto do valor será automático na conta dos clientes. Nesse sentido, no caso em que não tiver dinheiro suficiente disponível, você entrará no cheque especial ou pagará por juros altos cobrados pelas instituições. 

Instituições ativas

Santander

O banco foi o primeiro a permitir o parcelamento do Pix e nomeou a funcionalidade como “Divide o Pix”. Para usar a funcionalidade a compra precisa custar pelo menos  R$ 100 e a parcela deve ser no mínimo de R$ 5. Nessa instituição as taxas cobradas serão do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e um juros de 2,09% ao mês. Por fim, os clientes têm até 59 dias para começar a pagar. 

Picpay e Mercado Pago

No Picpay os clientes vão poder dividir com o Pix em até 12 vezes e a taxa de juros cobrada será de 3,99% por parcela. Já no Mercado Pago, a funcionalidade só poderá ser usada por usuários que possuem a linha de empréstimo pessoal disponível. O parcelamento será de até 12x, com IOF e o juros de 2,5% ao mês. 

Afinal, o Pix Parcelado vale a pena? 

Quando se trata de dinheiro, tudo depende do seu bolso e da situação do seu orçamento. Porém, nesse caso é importante analisar a situação, já que nem sempre o parcelamento no cartão de crédito cobra juros. O Pix Parcelado pode ser uma boa opção para aqueles que não podem comprar um produto à vista e não tem limite no cartão de crédito, por exemplo.

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Apesar de incerto por ainda estar em fase de análise, a novidade é uma grande aposta do mercado financeiro! Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso Blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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