Vamos Parcelar

logo-vp

O que é DNI? Entenda tudo sobre o Documento Nacional de Identidade

Confira todas as informações sobre o novo documento unificado que promete diminuir a burocracia!
2 min. de leitura
Acesso rápido

Você com certeza já ficou horas procurando um documento, ou então, já teve uma pasta cheia de papéis cuja finalidade é desconhecida. Mas para facilitar sua vida, o Governo Federal anunciou recentemente a criação do  Documento Nacional de Identidade (DNI). Nessa plataforma digital será possível reunir RG, CNH e CPF, por exemplo.

Além de um facilitador, toda essa digitalização é uma tendência. Hoje em dia, já é possível acessar diversos documentos de forma online. Entretanto, a principal intenção é realmente colocar tudo em um só lugar e agilizar processos burocráticos que exigem muita papelada.

Então, continue lendo e descubra tudo sobre essa unificação que vai facilitar muito sua vida!

Como vai funcionar o DNI?

O DNI, vai operar por meio de um aplicativo de celular. O app estará disponível tanto no sistema operacional iOS, quanto nas plataformas Android. Ao entrar pela primeira vez, você deverá criar uma senha de seis dígitos para garantir o acesso pessoal às informações. Além disso, será possível vincular o login à biometria do seu aparelho, seja impressão digital ou reconhecimento facial. 

O cadastro no sistema vai gerar uma sequência única de nove dígitos para cada usuário, essa identificação não altera ou substitui os números de qualquer outro documento. Por fim, também haverá um sistema de controle de acessos, cada vez que você usar o DNI um QR Code será criado para identificar data e horário da conexão.

Quais documentos estarão no DNI?

Além dos mais comuns já citados, como CNH, RG, CPF e Carteira de Trabalho, o cadastro na nova identidade também será compatível com o Título de Eleitor, NIS, PIS e PASEP. Outra função interessante vai ser a de, mediante comprovação, adicionar dados médicos relativos a doenças, medicamentos, síndromes e até tipo sanguíneo.

Como fazer o cadastro?

O novo Documento Nacional de Identidade ainda não está disponível. Entretanto, já é possível adiantar alguns processos antes do lançamento. Todo o cadastro irá funcionar em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), logo, será necessário estar no cadastro biométrico da Justiça Eleitoral.

Portanto, se você ainda não possui biometria no seu Título de Eleitor, é interessante comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mais próximo e atualizar seus dados. Dessa forma, quando o aplicativo ficar disponível para toda a população, você já estará pronto para se cadastrar.

Quando o serviço estará disponível?

As primeiras permissões estão previstas para acontecerem em março de 2022 e o lançamento nacional em 2023. Na primeira etapa, alguns estados serão contemplados, e no decorrer dos testes, outras regiões podem receber acesso a documentação.


Este artigo é mais um conteúdo desenvolvido pela VP Labs com intuito de

veicular informação de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. Se ainda não

conhece nossa plataforma, basta clicar aqui!

Acesso rápido

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos completos sobre educação financeira, investimentos e novidades da VP.

Autorizo o envio de conteúdo e estou de acordo com a Política de Privacidade da VP.

Siga nossas redes sociais

Acompanhe os conteúdos e fique por dentro das novidades!

Postagens relacionadas
Nenhuma postagem relacionada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

Copiar e pagar Copiado!