À primeira vista, até o mercado financeiro nacional se mostra complicado. No entanto, se engana o investidor brasileiro que pensa que deve ficar de olho somente em ações e bolsas do país. Acompanhar o Índice Dow Jones, ou seja, um dos indicadores internacionais com maior relevância na economia mundial, é importante principalmente para aqueles que se preocupam em ter mais vantagens para o bolso e orçamento por meio dos investimentos, por exemplo.

Você não sabe o que é o Dow Jones e sobretudo como ele funciona? Então confira o artigo a seguir e entenda de que forma o indicador financeiro internacional pode ser positivo ou prejudicial para o seu bolso!

O que é o Índice Dow Jones?

Antes de tudo vamos a explicação do conceito! Esse é um indicador financeiro usado como uma espécie de “termômetro” para analisar a situação do mercado de ações norte-americado.  Em outras palavras, por meio dele é possível avaliar como vai a economia. 

O índice se baseia na cotação das ações de 30 empresas dos Estados Unidos, como por exemplo a Apple, McDonald’s, Nike, Microsoft e Walt Disney. Ou seja, a análise é baseada em organizações líderes no mercado com desempenho e valor de grande peso no mundo inteiro. Nesse sentido, o indicador tem relevância não somente no mercado americano como também no mercado mundial, então, serve como base para guiar os investimentos em diversas bolsas de valores. 

Para que serve o índice Dow Jones?

Primeiramente ele é usado principalmente para replicar os ativos da carteira e simplificar ações de investidores que queiram comprar rendimentos dos  ETFs, ou seja, investimentos negociados na bolsa de valores. Em outras palavras, o investidor pode escolher comprar somente uma cota do índice ao invés de investir diretamente em uma das 30 ações. 

Além disso, por ser um índice que já analisa o mercado de ações norte-americano, o Dow Jones é um ótimo meio para acompanhar a economia do país e o comportamento do mercado mundial como um todo. 

Qual a importância do índice?

A princípio,  acompanhar o desempenho de 30 grandes empresas, entre elas as mais ricas do mundo, como a Apple, por exemplo, já diz por si só muita coisa. No entanto, o índice reflete o estado da economia de forma geral e serve também como base para estudos do mercado, seja no período atual, em épocas de alta nos preços ou em períodos de recessão. 

Como é calculado?

Atualmente o cálculo é feito por meio da soma do valor das 30 empresas dividido por um valor fixo que recebe o nome de divisor Dow. Anteriormente o divisor Dow era o número de empresas participantes (30), porém, agora ele considera também valores de distribuição de proventos, splits e agrupamentos.

Como investir no índice Dow Jones?

Como explicado anteriormente, o Índice Dow Jones é um indicado teórico, ou seja, não é possível investir diretamente. Contudo, você pode investir em fundos que acompanham o desempenho da ferramenta, como por exemplo os ETFs. Além disso, também é possível investir em ações das empresas que fazem parte dos índices. 

No Brasil, você consegue fazer parte desse investimento internacional por meio dos BDRs, ou Brazilian Depositary Receipts, que são recibos feitos na B3 em ações internacionais.

Em qual ação investir?

Quando falamos do índice Dow Jones estamos falando de empresas gigantes. Por isso, todas as ações são altamente recomendadas, exceto em momentos de grandes crises mundiais, por exemplo. Nesse sentido, você pode se concentrar no setor em que mais tem conhecimento, as chances de bons resultados são maiores em uma zona que você domina. 

E aí, esclarecemos as suas dúvidas? Se você quer ser um investidor de sucesso, é super importante estar atento não só ao mercado de ações nacionais, como também nos do restante do globo.  Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.