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Pagamento por aproximação: se proteja de golpes

Basta 4 centímetros de distância para que a transação seja efetuada, por isso, todo cuidado é pouco. Confira 4 dicas para se proteger de fraudes com esse método!
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A busca por facilidade e agilidade no dia a dia fez com que as formas de pagamento evoluíssem. Atualmente o método de pagamento por aproximação com cartão de crédito é o queridinho dos brasileiros e tem se tornado cada vez mais popular. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2021 a adesão do procedimento teve um aumento de 384%  entre os usuários de cartão. Ainda segundo a pesquisa, a cada quatro compras feitas no Brasil, pelo menos uma delas é paga dessa forma.  

A princípio a tecnologia, que também é conhecida como contactless, surgiu para favorecer as transações financeiras de clientes e comerciantes. No entanto, o método acabou fazendo sucesso também entre os golpistas, afinal, não é mais preciso de senhas ou qualquer outro tipo de identificação para que os pagamentos sejam feitos. 

Nesse sentido, apesar da alta aderência e diversos pontos positivos, muitos usuários ainda têm dúvidas a respeito da segurança e de como evitar fraudes com esse tipo de pagamento. Então, para te ajudar nessa, vamos te mostrar 4 dicas de como proteger o seu dinheiro. Confira!

O que é Pagamento por aproximação?

Antes de tudo vamos ao conceito. O contactless, em outras palavras, pagamento por proximidade, é aquele método de pagamento sem contato, ou seja, não há a necessidade de inserir o cartão na maquininha. Para que isso aconteça, o cartão, que pode ser de crédito ou débito, precisa ter um chip de comunicação sem fio. 

O Pagamento por aproximação é seguro? 

De antemão, apesar do aumento de fraudes, a tecnologia do contactless é segura! Atualmente existem muitas camadas de segurança para proteger as transações com cartão de crédito. Além disso, depois que os golpes ficaram mais recorrentes as instituições financeiras criaram algumas limitações, como por exemplo, um limite de cinco compras de até R$ 200 por dia. 

Por fim, as empresas responsáveis pelos cartões costumam usar sistemas de inteligência artificial para detectar golpes e atividades suspeitas para, a partir disso, interromper as transações. 

Como se proteger de golpes? 

Mesmo com os diversos programas de proteção automática, ninguém está imune a golpes e todo cuidado é pouco. Em outras palavras, você também deve fazer a sua parte, por isso, vamos te mostrar algumas dicas de como se proteger a seguir: 

1. Bloqueio RFID

Esse dispositivo usado em capas próprias para cartões ou até em carteiras bloqueiam qualquer onda de sinal que entre em contato com o objeto e o pagamento só é efetuado depois que o dono retira o cartão da capa para uso. As capas podem ser encontradas no Amazon ou no Mercado Livre, por exemplo. 

2. Atenção na transação

Primeiramente, o objetivo do pagamento por aproximação é ter um maior controle do seu cartão, ou seja, mantenha o cartão sempre em mão e evite entregá-lo para que outra pessoa conclua a transação. 

3. Fique de olho no seu extrato 

Sempre que possível acesse o aplicativo da sua conta para verificar a situação do extrato, desse modo você terá mais facilidade para identificar qualquer movimentação ou atividade suspeita. Além disso, uma outra opção para ficar em alerta é ativar as notificações do app do banco para que você receba um sinal depois que qualquer pagamento seja efetuado. 

4. Aproxime somente na hora certa

Os pagamentos são feitos em até 4 centímetros de distância entre o cartão e a maquininha, ou seja, mantenha o cartão afastado até o momento da transação. Além disso, nunca se esqueça de conferir o valor que está sendo cobrado e evite aproximar o cartão caso a quantia não apareça na tela. 

E aí, agora que você está por dentro do assunto dá para por todas as dicas em prática, né? Quando se trata de dinheiro, qualquer cuidado é pouco! Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog. Aqui você fica informado e aprende dicas que podem dar um up em sua vida financeira.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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