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Pagamentos digitais x invisíveis: entenda as diferenças

Saiba como esses dois métodos de transação influenciam o seu jeito de consumir produtos e serviços.
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Não é novidade que os meios de pagamentos estão em constante evolução e hoje já são totalmente diferentes do que foram um dia. A tecnologia está presente em praticamente todas as transações feitas nos dias de hoje. Além disso, há uma busca pelo aumento da segurança, tanto do cliente quanto das fornecedoras de serviços. No que vemos atualmente podemos apontar os pagamentos invisíveis e digitais como as modalidades que estão dominando cada vez mais as compras e as operações no mundo.

Então, siga conosco neste artigo para entender a diferença entre esses dois tipos de pagamentos e como eles estão presentes no seu dia a dia. Confira!

O que são os pagamentos digitais?

Basicamente é toda transação realizada de forma totalmente online. Ou seja, as trocas de dados do pagamento ocorrem sem necessidade de qualquer elemento físico, como maquininha de cartão e dinheiro. Essa metodologia é a solução para viabilizar os processos em um ambiente virtual, sejam sites, apps ou outras plataformas online.

As principais vantagens do pagamento digital são a agilidade e a praticidade. Além disso, como falamos, existe uma busca constante por melhorar a segurança nas operações financeiras de todos os tipos. Para que não sobrem dúvidas, veja as principais formas de transações: utilização de cartão de crédito (de forma online), boleto bancário quitado pelo aplicativo do banco ou plataforma e PIX.

O que são os pagamentos invisíveis?

Já agora estamos falando de transações que ocorrem de forma automática. Esse tipo de pagamento está mais inserido no seu cotidiano do que você imagina, e como o nome sugere, não dá nem para perceber eles acontecendo. Estamos falando do delivery, do transporte por aplicativo, das tags veiculares e até das compras com um clique.

Ou seja, são pagamentos que não exigem preenchimento de dados. Você até tem que cadastrar seu cartão ou recarregar créditos. Entretanto, isso é feito uma única vez e anteriormente, depois disso as transações são automáticas e “invisíveis”.

São a mesma coisa?

Bom, pelas explicações individuais deu para perceber que minimamente esses dois tipos de pagamentos estão de alguma forma interligados. Contudo, existem diferenças e situações específicas. No caso dos dois métodos apresentados neste artigo, podemos dizer que todo pagamento invisível é digital, mas nem todo pagamento digital é invisível.

Diferenças

A principal diferença entre os dois métodos está na necessidade ou não de realizar uma ação no ato da transação. Assim, um pagamento realizado em um aplicativo de lanche, por exemplo, é apenas digital na primeira vez em que o cartão é cadastrado e digita + invisível nas compras seguintes, quando não é preciso preencher qualquer dado.

Por isso, essas duas modalidades estão tão presentes em nossas vidas atualmente. Pois além de diminuir as barreiras físicas, ainda, em um estágio mais avançado, acaba também com qualquer situação de transferência de informações novas.

O que é possível pagar?

Já citamos alguns exemplos, mas na prática, podemos dizer que os pagamentos apenas digitais servem para situações onde você quer resolver tudo de forma online. Tanto no computador ou no celular, sua intenção é pagar por um produto e serviço e só esperar que tudo se resolva.

No caso dos pagamentos invisíveis, que não deixam de ser digitais, você vai utilizar majoritariamente plataformas em seus equipamentos eletrônicos. Contudo, se tratam principalmente de lugares onde você não se importa de deixar seus dados salvos, pois a utilização é frequente. O melhor exemplo são os aplicativos de carona e delivery, pois você solicita o serviço e a cobrança vai direto ao seu cartão.

E aí, achou as informações relevantes? Quer aprender mais sobre este universo? Aqui você encontra algumas informações essenciais para facilitar o entendimento deste meio. Deseja ver mais conteúdos como esse? Não deixe de ficar de olho em nosso blog.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO

Notícia veiculada recentemente, diz que a empresa Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondentes LTDA — a qual, entre outros, presta serviço de parcelamento de dívidas de IPVA e de multas de trânsito —, “sem justificativas, deixou de fazer os repasses ao governo local e colocou contribuintes em situação de inadimplência”.

Sempre atenta à sua responsabilidade legal e social, a Vamos Parcelar vem a público prestar alguns esclarecimentos referentes aos fatos noticiados.

Após a instauração de procedimentos internos, a Vamos Parcelar detectou ter sido vítima de ofensiva aos seus servidores que resultou na significativa compensação de transações inconsistentes, inseridas por meio de subterfúgios em sua plataforma.

Foram detectados, ainda, indícios de fraudes em algumas operações realizadas por terceiros que se passavam indevidamente por usuários da plataforma, as quais ainda estão em fase inicial de averiguação.

A empresa esclarece que fez contato com 2.039 pessoas das 2.142 que fizeram reclamações na plataforma “Reclame Aqui”. Encontram-se pendentes, apenas, 93 casos com quem a equipe da Vamos Parcelar segue fazendo contato para responder às queixas e sanar o problema o mais brevemente possível.

Quanto às alegadas “queixas de golpe financeiro”, a Vamos Parcelar informa que realizou o levantamento das ocorrências existentes e constatou que as pendências pontuais identificadas foram devidamente sanadas, com o consequente esvaziamento das hipóteses investigativas e a confirmação do não cometimento de qualquer conduta irregular pela empresa.

Segurança cibernética

A Vamos Parcelar informa que, tão logo tomou conhecimento das inconsistências implementou, imediatamente, os protocolos de segurança cibernética ao seu alcance para conter a ofensiva, que já se encontra controlada, e que continua trabalhando para otimizar os mecanismos de segurança contra operações indevidas.

A empresa continua atuando de forma diligente, com foco para mitigar os efeitos gerados pela ofensiva e informa que, a partir da auditoria interna realizada, instituiu um comitê de compliance, com apoio de empresa especializada, com fins de realizar o correto tratamento das inconsistências apuradas.

O comitê de compliance instituído determinou que todas as operações efetivadas desde a ofensiva sejam novamente examinadas de forma minuciosa e sistemática pela Vamos Parcelar, para que, então, os repasses possam ser realizados às empresas e órgãos competentes.

A recomendação de nova checagem em todas as transações programadas gerou atraso no repasse dos pagamentos aos órgãos, que já está sendo normalizado de acordo com a finalização das auditorias.

A empresa se compromete a continuar trabalhando para restaurar o serviço aos seus clientes e a regularidade dos repasses o mais rápido possível.

Em atenção ao compromisso de integral transparência e total colaboração, a Vamos Parcelar implementou, no dia 16/06/2023, canal de comunicação e mediação para que os consumidores entrem diretamente em contato com a empresa para solucionar eventuais inconsistências de repasse.

A Vamos Parcelar reitera que sua atividade, ao longo dos 5 anos de atuação no mercado de parcelamento de dívidas, sempre foi pautada por rigor ético e legal e manifesta, mais uma vez, que guiada pelo compromisso de integral transparência e total colaboração, manterá seus clientes informados de qualquer informação relevante relacionada ao evento aqui tratado.

Prontinho! Agora você já pode usar o seu cupom para colocar seus débitos em dia.

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